sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Número de doadores de sangue em Sinop aumenta 21%

PUBLICIDADE
Só Notícias/Guilherme Araújo (foto: Tchélo Figueiredo/assessoria)

Mais de 1 mil doadores sanguíneos foram a Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue, no hospital regional, durante os três primeiros meses e cerca de 2,6 mil bolsas foram coletadas. Somente em março, se apresentaram na unidade 410 voluntários aptos e 994 bolsas foram recolhidas, conforme levantamento da secretaria municipal de Saúde informado ao Só Notícias.

O quantitativo supera o mesmo período do último ano, com 883 voluntários para o processo e 2,2 mil novas bolsas preenchidas, através de campanhas organizadas pelo hospital e ações particulares, além de chamamento de doadores cadastrados, que somam um total de 26 mil pessoas.

Também nesse primeiro trimestre foram usadas em serviços médicos 419 bolsas de sangue em janeiro, outras 411 em fevereiro e mais 432 no mês de março, tratando vítimas de acidentes, de quadros hematológicos e oncológicos, doenças renais crônicas, dengue, covid-19, além de procedimentos cirúrgicos.

Nos mesmos três meses do ano passado foram utilizadas 1,1 mil bolsas para tratamento de pacientes internados no regional. Atualmente, o banco sanguíneo municipal precisa dos tipos sanguíneos O+ e O-, e pede a colaboração dos munícipes para mais doações.

Nos períodos analisados, cerca de 163 doadores estavam inaptos a doar sangue em 2022 e 153 no ano anterior, devido a recente infecção por doenças, problemas em órgãos internos, estado de jejum, e outros fatores.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: sábado será dia D de vacinação contra gripe

A secretaria de Saúde informou que o dia D...

Matupá vai reforçar assistência no setor da saúde com mais médicos

A prefeitura vai credenciar profissionais na área de clínica-geral...

Ônibus do hospital do Câncer chega em Sinop na próxima semana

O ônibus do Hospital do Câncer de Mato Grosso...
PUBLICIDADE