Ainda não há um prazo para o início dos atendimentos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Regional de Sorriso, que atende pacientes de 15 municípios da região em sistema de consórcio. A ala, construída em 2005, está passando por uma revitalização e, segundo a diretora Rejane Joana Potrich Zen, não há data definida para conclusão, já que pode haver atrasos.
As readequações foram determinadas pela comissão de controle hospitalar e, somente após essa fase, devem ser instalados os equipamentos. Serão 10 leitos para neonatal e 5 para adultos. Outros 5 devem ser equipados posteriormente.
Várias datas já foram anunciadas para o início dos atendimentos, mas nenhuma cumprido. Entre os motivos alegados estavam a necessidade de readaptações, conclusão de etapas da obra pendentes, envio de equipamentos, entre outros.
Dentre os municípios que integram o Consórcio Intermunicipal de Saúde Teles Pires, entre eles Sinop, Lucas do Rio Verde, Vera, Feliz Natal, Cláudia, Santa Carmem e Itaúba. Atualmente, o hospital conta apenas com UCE – Unidade de Cuidados Especiais – com 3 leitos adultos e 10 neonatais.
Atendimentos em UTI’s passaram a ser oferecidos em Sinop, em janeiro, por meio de uma parceria entre Estado e um hospital da cidade. A ala foi construída com recursos de benfeitores alemães e ficou mais de um ano parada, até a liberação dos equipamentos, pelo Estado.
(Atualizada às 09:14hs)