Sinop deve contar com o funcionamento de seis leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) até o próximo dia 15. Esta e a mais nova previsão feita pelo diretor administrativo do hospital Santo Antônio, onde as unidades são instaladas, Ivanderlei Rodrigues Paixão Freire.
O prazo estipulado se deve a algumas adequações necessárias que estão sendo feitas no prédio, que foi construído com recursos de benfeitores da Alemanha e inaugurada no mês de julho de 2005. Desde então várias datas para início do funcionamento das unidades foram marcadas e nenhuma cumprida.
Os seis leitos atenderão pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Além de Sinop, pacientes de toda a região também devem receber atendimento na ala, por meio de convênio com o Estado, que viabilizou R$ 720 mil do Fundo Estadual de Saúde para aquisição dos equipamentos.
Hoje, UTIs são disponibilizadas somente em Sorriso ou Cuiabá, sendo necessário o deslocamento de pacientes em estado grave. A equipe médica para a unidade foi formada por 12 profissionais e já está fazendo os treinamentos, mas deve ser aumentada de acordo com a demanda.
Desde o ano passado era para as UTIs entrarem em funcionamento. Pelo menos 6 previsões foram feitas e acabaram não sendo cumpridas – atraso na compra e na chegada dos equipamentos, falta de estrutura adequada no hospital em Sinop, processos burocráticos acabaram resultando nos atrasos.