Cerca de 1.045 vacinas contra febre amarela foram aplicadas desde 15 de dezembro, em Nova Mutum. Aproveitando esse deslocamento das pessoas em busca da imunização, a Secretaria de Saúde está incentivando também a vacinação contra o tétano e aplicando a vacina Tríplice Viral (sarampo, rubéola e caxumba).
O movimento nos postos de saúde aumentou tanto que restam poucas doses no município. Hoje de manhã, haviam vacinas apenas no PSF Jardim. Mais doses serão disponibilizadas hoje à tarde no Centro de Saúde. De acordo com a farmácia municipal, que abastece as unidades, o Pólo Regional de Saúde deve informar amanhã, quando mais doses serão encaminhadas para o município.
A falta de vacinas não é um problema isolado de Nova Mutum. Em todo Mato Grosso a situação é a mesma. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, foram pedidas ao Ministério da Saúde 100 mil doses de vacina no dia 9 de janeiro. Desse pedido, a secretaria recebeu 50 mil doses no dia seguinte, mas o ministério informou que a entrega do restante do pedido será definida somente nesta sexta-feira.