Saúde

Nova Mutum quer imunizar 7,7 mil em primeira etapa de vacinação contra Influenza

Tem início na próxima quarta-feira, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe em Nova Mutum. O objetivo é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da Influenza, na população alvo para a vacinação.

A meta da Secretaria de Saúde de Nova Mutum é imunizar 7,7 mil pessoas. Nesta primeira fase, serão priorizadas crianças com idade entre 1 e 6 anos, grávidas em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto).

Jeruza Vidrik, coordenadora da Vigilância em Saúde, explica que este existe uma determinação do Ministério da Saúde para que, do dia 10 a 19 de abril, sejam atendidas apenas os grupos prioritários. “Essa mudança se deu por conta da baixa adesão desses grupos na campanha de vacinação do ano de 2018. Ou seja, nesse período os outros grupos não poderão ser imunizados”, explica.

A partir de 22 de abril, todo o público-alvo da campanha poderá receber a dose, incluindo trabalhadores da saúde, povos indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

Em 2019, a campanha foi antecipada em cerca de 15 dias em relação aos anos anteriores. A imunização segue até o dia 31 de maio.

Redação Só Notícias