A Secretaria de Saúde de Nova Mutum iniciou, esta semana, um ciclo de palestras nas escolas enfocando a prevenção ao mosquito transmissor da dengue. Com o início da temporada de chuvas, os agentes de endemias já estão preocupados e intensificaram os trabalhos preventivos.
Leila Raimundi, coordenadora dos trabalhos de prevenção e saúde, explicou ao Só Notícias que ainda estão sendo preparadas algumas peças teatrais que deverão ser apresentadas já no final deste mês, todas enfocando a problemática da dengue. No mês que vem, a secretaria deve retomar o trabalho de mutirões de limpeza nos bairros.
“Nessa época de seca acaba diminuindo o índice da doença do município, mas com a chegada das chuvas, nossa preocupação é grande. Na última temporada de chuvas, tivemos um índice elevado de casos de dengue confirmados no município e não queremos que isso se repita”, afirmou a coordenadora.
O bairro Jardim, por exemplo, foi um dos que apresentou grande número de casos e a unidade de Saúde do bairro já está conscientizando os moradores. Quem contrai a dengue clássica uma vez, fica com o sistema imunológico mais vulnerável e corre o risco de contrair a dengue hemorrágica, caso seja infectado novamente.
A dengue é uma doença causada por um vírus que é transmitido por um mosquito, o Aedes aegypti. Há 4 tipos diferentes de vírus da dengue. Um indivíduo pode ter, então, até 4 episódios de dengue. O primeiro é sempre na forma de dengue clássica, em geral menos grave. Os episódios seguintes podem evoluir para dengue hemorrágica, forma mais grave da doença e exige sempre cuidados hospitalares.