Saúde

Nova Mutum: Hospital de Amor de Barretos faz hoje 90 exames gratuitos

O Hospital de Amor (antigo Hospital do Câncer de Barretos-SP) fará, hoje, 40 exames de próstata para homens com idades entre 50 e 69 anos. O PSA é um exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata – Antígeno Prostático Específico (PSA).

Para as mulheres, serão 50 exames de colposcopia que visa detectar alterações no útero. As pessoas interessadas nos atendimentos devem estar no estacionamento do Hospital Santa Rosa entre 07h e 07h30 para preenchimento das fichas de atendimento. É necessário que os interessados compareçam no local com os documentos pessoais e cartão SUS.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de colo de útero é o segundo tumor mais frequente entre as mulheres, perdendo apenas para o câncer de mama. Por ser uma doença lenta, geralmente quando os sintomas aparecem o câncer já se encontra em estágio avançado. Por isso, recomenda-se que toda mulher em atividade sexual faça o exame preventivo pelo menos uma vez por ano, já que se identificado na fase inicial as chances de cura são reais.

O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele. Na maioria dos casos, cresce de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. Em outros casos, pode crescer rapidamente, se espalhar para outros órgãos e causar a morte. Esse efeito é conhecido como metástase. Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto.

A estrutura está montada no estacionamento do Hospital Santa Rosa e os exames são gratuitos, informa a assessoria da prefeitura.

Só Notícias