sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Nova Mutum fortalece ações para reduzir infestação da dengue

PUBLICIDADE

A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento continua combatendo com o mosquito transmissor da dengue em Nova Mutum. Agentes de endemias já estão fazendo visitas domiciliares, identificando possíveis focos e também orientando a comunidade, num trabalho de “educação e saúde”.

No final do ano passado, a equipe da vigilância, coordenada por Eurípides Moreira Lopes, havia constatado um número expressivo de possíveis criadouros, mas a situação foi normalizada. No total foram fiscalizados mais de sete mil imóveis na área que compreende o município. “Devido às chuvas, os meses de janeiro e fevereiro são considerados críticos, já que aumentam os locais de proliferação dos mosquitos. Dessa forma estaremos trabalhando no intuito de prevenir”, disse.

O resultado do trabalho da equipe pode ser observado através do número de casos registrados no decorrer de 2005. Conforme os dados do Escritório Regional de Saúde em Sinop, de janeiro a novembro foram 132 notificações e 57 casos confirmados. Apesar de ter sido o maior índice de infestação de Aedes Egypt em Mutum, do inicio de dezembro, até hoje não foi registrado nenhum caso de dengue.

Ano passado os agentes utilizaram também uma estratégia diferente para orientar a comunidade sobre a dengue, fazendo palestras nas escolas. “Abordamos principalmente as técnicas para eliminar os locais de procriação, além de sintomas e conseqüências da doença”, disse. Medidas simples como colocar areia nos pratos dos vasos de plantas, tampar caixas d’água e retirar dos quintais os pneus e qualquer objeto que acumule são fundamentais.

Os sintomas mais comuns da dengue são: febre, dores no corpo, principalmente nas articulações e dor de cabeça. Também podem aparecer manchas vermelhas pelo corpo.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: sábado será dia D de vacinação contra gripe

A secretaria de Saúde informou que o dia D...

Matupá vai reforçar assistência no setor da saúde com mais médicos

A prefeitura vai credenciar profissionais na área de clínica-geral...

Ônibus do hospital do Câncer chega em Sinop na próxima semana

O ônibus do Hospital do Câncer de Mato Grosso...
PUBLICIDADE