Saúde

Nova Mutum começa a notificar casos suspeitos de dengue

Três casos de dengue foram notificados, esta semana, em Nova Mutum, mas ainda não foram confirmados. Todos os suspeitos são do bairro Jardim, onde houve o maior número de casos no ano passado. Com a intensificação das chuvas, a secretaria de Saúde alerta que os trabalhos de prevenção devem ser redobrados.

A notificação é feita quando o paciente chega na unidade de saúde com os sintomas característicos da dengue, ou seja, dor nas articulações, febre, dor ao redor dos olhos, dor de cabeça, podem aparecer manchas vermelhas pelo corpo e falta de apetite, entre outros sintomas. Nesses casos o paciente é medicado e orientado a fazer um exame laboratorial.

Benedito Monteiro, coordenador da Vigilância Ambiental, destacou que além do trabalho preventivo que é realizado através das visitas das equipes às residências, estão sendo intensificadas as ações de conscientização através das escolas. Também deverão ser feitos arrastões nas regiões da cidade onde forem encontrados focos do mosquito transmissor.

Também poderá ser utilizado a aplicação de veneno para atacar os mosquitos quando ainda em fase de desenvolvimento, através de bombas costais. Atualmente, esse trabalho já está sendo feito no Distrito Industrial Norte e deve se estender ao Industrial Sul no decorrer da próxima semana.