terça-feira, 16/abril/2024
PUBLICIDADE

Nova Mutum busca credenciamento para laqueaduras pelo SUS

PUBLICIDADE

A Secretaria de Saúde e Saneamento de Nova Mutum e o Conselho Municipal de Saúde buscam através do Conselho Estadual de Saúde o credenciamento da Hospitalar Municipal para a realização de laqueaduras pelo Sistema Único de Saúde – SUS. O credenciamento foi o principal assunto da primeira reunião de 2006 do Conselho, realizada na última segunda-feira, dia 13. Na ocasião foram feitos também esclarecimentos sobre as atividades que estão sendo feitas e também sugestões de ações para o decorrer do ano.

Segundo o secretário municipal de Saúde e Saneamento, João Batista, o reenvio do processo de credenciamento para realização de laqueaduras é uma das prioridades da Secretaria. A proposta já havia sido encaminhada ao Conselho Estadual de Saúde uma outra vez, mas na ocasião não obteve liberação. “Caso o posicionamento seja favorável, a Fundação estará realizando laqueaduras sem custo para as pacientes”, disse.

João explicou que mesmo não sendo ressarcida, a Fundação Hospitalar realizou laqueaduras em 2005 para famílias mais carentes e cuja situação social demonstrava necessidade. Foram onze laqueaduras em que hospital acabou arcando com uma despesa de aproximadamente 11 mil reais. Laqueaduras pelos SUS são realizadas somente no Hospital Regional de Sorriso

A laqueadura é feita através de uma cirurgia, que bloqueia as trompas de falópio. Desse modo o espermatozóide é impedido de chegar ao óvulo. A decisão deve sempre partir do casal, pois esse procedimento é irreversível. Uma portaria do Ministério da Saúde estabelece que para requerer laqueadura a mulher deve ter mais de 25 anos e no mínimo 2 filhos, além de passar por avaliação de médico, enfermeira, assistente social e psicóloga.

A implementação das atividades do setor de Educação e Saúde da Secretaria, também esteve na pauta do encontro do Conselho. Segundo o secretário, trata-se de um trabalho muito importante, pois atua na área preventiva, reduzindo custos e proporcionando o bem estar da comunidade. Na reunião foi distribuído aos conselheiros um esboço contendo as propostas de trabalhos deste ano e que serão encaminhadas até março ao Ministério da Saúde.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Ônibus do hospital do Câncer chega em Sinop na próxima semana

O ônibus do Hospital do Câncer de Mato Grosso...

Concurso na saúde estadual será amanhã em Sinop e mais quatro cidades

A prova objetiva para o concurso público da secretaria...

Campanha de vacinação contra gripe inicia dia 20 em Mato Grosso

A secretaria estadual de Saúde realizará o Dia D...

Sorriso: definida nova ação para serviços de castração de gatos e cães

O poder executivo municipal vai licitar, dia 29, a...
PUBLICIDADE