Já foram notificados 41 casos de dengue desde janeiro em Lucas do Rio Verde. Apesar de estar com um índice de infestação do mosquito preocupante, de 2,14%, apenas 6 casos foram confirmados até este mês. Os dados foram levantados pela Secretaria Municipal de Saúde, que realizou nos meses de janeiro e fevereiro, mutirões de limpeza em todo os bairros do município.
Segundo a coordenadora de Saúde Ambiental, Miriam Campos, na próxima semana uma equipe da secretaria iniciará um trabalho com os alunos das escolas estaduais e municipais de Lucas do Rio Verde. Os alunos participarão de palestras e receberão panfletos que orientam sobre os principais focos do mosquito.
“Nós só vamos conseguir controlar os focos eliminando os depósitos, que são propícios para a reprodução do mosquito”, disse. Latas, sacos plásticos, garrafas e pneus, acabam acumulando a água das chuvas nesse período e facilitando a proliferação do mosquito transmissor.
No mês de abril a secretaria também deve realizar uma exposição dos trabalhos realizados nos bairros e sobre o mosquito, explicando como ele se reproduz e contamina as pessoas, atingindo toda a população.