Saúde

Notificações de dengue em Sinop caem 50%

Sinop está entre os municípios mato-grossenses com o maior número de notificações de dengue registrados este ano. Foram 773 casos, sendo que destes 350 já foram confirmados, além de uma morte por dengue hemorrágica. Mas a situação pode ser mais alarmante, já que para cada um registrado, estima-se que outros cinco não tenham sido informados nos postos de saúde e hospitais.

Apesar desse cenário, os intensos trabalhos de conscientização e a aplicação do fumacê, que encerrou no dia 14, já vem apresentando resultados positivos. Nos últimos dias, a Secretaria de Saúde registrou uma redução de cerca de 50% nas notificações. Segundo o secretário Valério Gobbato, as áreas mais preocupantes são o São Cristóvão, Jardim Imperial e Violetas. “Hoje há casos mais isolados e intensificamos o combate nessas áreas. Nossas equipes vão ao local e fazem o bloqueio do quarteirão de origem”, explicou.

Em anos anteriores, o município também enfrentou o aumento no índice de infestação no período chuvoso, quando lixos, como latas, plásticos, caixas, entre outros, se tornam locais propícios para a proliferação do mosquito transmissor.

De acordo com Secretaria do Estado de Saúde, outros municípios da região Norte estão na lista dos campeões nas notificações e requerem mais cuidados. Em Sorriso 511 casos notificados, Alta Floresta 392, e Tangará da Serra (médio norte) 370. Em todo o Estado foram foram 9.088 nos três meses.