Pessoas que tomaram a vacina contra febre amarela há mais de 10 anos, devem procurar urgente um posto de saúde de sua cidade para atualizá-la. O alerta é da chefe do Escritório Regional de Saúde, Márcia Soariano. Todos os municípios da região Norte estão fazendo a vacinação seletiva para atingir essas pessoas e bebês a partir dos nove meses.
Márcia lembra que Mato Grosso está em área de risco, devido a ocorrência de casos da doença nos Estados vizinhos. “Como estamos em área de fronteira e a migração de pessoas é inevitável, há circulação do vírus da doença. Por isso estamos tendo uma vigilância maior e executando ações sentinelas”, declarou, ao Só Notícias.
Em caso de apresentar os sintomas da doença, o paciente deve procurar com urgência uma unidade de saúde. “Em Sinop o Pronto Atendimento também está atendendo. Todos os médicos já foram alertados para os diagnósticos que apresentarem indícios da doença”, completou. Todas as pessoas que forem viajar para fora do Estado, principalmente para as regiões de Góias e Tocantins, também devem tomar a vacina.
A febre amarela é uma doença infecciosa, causada pelo vírus amarílico, que ataca o fígado e outros órgãos dos humanos e que, se não for tratada, pode levar à morte. Um dos seus principais sintomas é a febre aguda, que dura até sete dias.