Idosos de todo o país com 60 anos ou mais começam a ser imunizados contra a gripe a partir do próximo dia 26 até 9 de maio, durante a décima edição da Campanha Nacional de Vacinação, com o slogan “Não deixe a gripe derrubar você. Vacine-se”. Os objetivos serão reduzir os casos da doença, as complicações decorrentes e os óbitos entre a população indicada. O lançamento oficial das atividades foi realizado hoje de manhã, em Brasília.
Em todo país, estima-se que pelo menos 14,5 milhões receberão as doses. A cobertura foi ampliada, devido aos bons resultados obtidos em anos anteriores, ou seja, de 70% passou a 80%. Em Mato Grosso, de acordo com Ministério da Saúde, a meta de é atingir 161.949 mil pessoas com a faixa etária.
Para 17 municípios da região Norte, que integram o pólo regional de Saúde, como Sorriso, Lucas do Rio Verde e demais, a campanha deve atingir um total de 10.882 mil idosos com 60 anos ou mais. Sinop responde pela maior parcela. Incorpora 4.243 mil, seguido por Sorriso, com 1.822 mil. Em Lucas do Rio Verde, informa o Escritório Regional de Saúde, serão aproximadamente 1,3 mil. Para Nova Mutum, outros 580.
Segundo o Ministério da Saúde, estudos nacionais e internacionais mostram que a vacina contra influenza reduz mais de 50% das doenças relacionadas à gripe nos idosos vacinados e, no mínimo, 32% das hospitalizações por pneumonias. Doses contra difteria, tétano, pneumococo e febre amarela, também devem ser encaminhadas aos Estados e municípios, para fortalecer as ações.
Pelo menos R$150 milhões estão sendo investidos. Só não podem ser vacinados aqueles que têm um quadro raríssimo de alergia comprovada à proteína do ovo, uma vez que a dose é produzida em embriões de galinha.