As inspeções nas 54 farmácias sinopenses começarão a ser feitas ainda esta semana para definir as que estão atendendo as exigências do Ministério da Saúde e recebam o alvará sanitário, essencial para funcionamento e venda de remédios de uso controlado (tarja preta). A inspeção foi cobrada pelas farmácias porque a minoria não está cadastrada e algumas já atendem as normas mas ainda não foram vistoriadas para venderem remédios controlados.
De acordo com a diretora do Escritório Regional de Saúde, Márcia de Lara Soriano, serão feitas inspeções, inicialmente, por duas equipes, compostas por biólogos, bioquímicos e enfermeiros. A expectativa é que as visitas comecem quarta-feira.
De acordo com Márcia, após encerrada as vitorias em Sinop as equipes visitarão as outras 13 cidades que integram a regional (Sorriso, Lucas do Rio Verde, Claudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Tapurah, União do Sul, Vera e Santa Rita do Trivelato). Aproximadamente 1,1 mil farmácias, cadastradas no Escritório, serão vistoriadas.
“Estamos nos articulando, oficializamos o pedido para a Secretaria de Estado de Saúde enviar uma caminhonete exclusiva para as vistorias. Oficializamos também, junto ao setor de Recursos Humanos a necessidade de chamar de volta os funcionários que estavam cedidos, pois pretendo fazer com 4 a 6 pessoas mais 2 a 3 equipes”, explicou ao Só Notícias.
Márcia conclui que foi satisfatória a procura dos proprietários, nas últimas duas semanas, em busca da adequação, porém, ela ressalta que há algumas com pendências anteriores junto ao escritório e que não se adaptarem poderão ser fechadas. Conforme Só Notícias informou, atualmente 9 farmácias têm o alvará sanitário e podem comercializar remédios controlados.