PUBLICIDADE

Nortão: casos de tuberculose cresceram 8,3%

PUBLICIDADE

O número de pessoas que contraiu turbeculose nos 14 municípios do Nortão, entre eles Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, e Nova Mutum, que estão sob jurisdição do Pólo Regional de Saúde de Sinop, cresceu 8,3%, ano passado. Foram 65 casos confirmados confirmados da doença, transmitida pelo bacilo Koch. Em 2006, haviam sido contabilizadas 60. Em 205 foi maior: 75.

Os dados são do Sistema de Informações de Notificações, do Ministério de Saúde. Comparando-se apenas os números de Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Sorriso e Sinop, observa-se que moradores desta última cidade apresentaram o maior número de infecções. Em 2005 foram 21 casos. No ano seguinte, reduziram para 18. Ano passado, 17.

Em Lucas, 9 contraíram tuberculose em 2005, 4 em 2006 e 6 ano passado. Em Sorriso, 17 casos em 2005, 14 para 2006 e 15 em 2007. São levadas em conta todas as formas clínicas da doença, que pode ser extra pulmonar, afetando vários órgãos do corpo humano, como pulmonar.

A tuberculose, disseminada pelo ar, causa tosse crônica, febre, suor noturno, dor no tórax, perda de peso lenta e progressiva, entre outros sintomas. A orientação é que em caso de suspeita um profissional de saúde seja procurado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE