PUBLICIDADE

Nortão: casos de leishmaniose tegumentar aumentam significativamente

PUBLICIDADE

O Escritório Regional de Saúde registrou nos 14 municípios de sua abrangência (região de Sinop), entre janeiro e setembro deste ano, 495 notificações de Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA), contra 479 notificações no mesmo período de 2007, que terminou com 598 registros. A doença, parasitária, é transmitida pelo mosquito palha (flebotomíneos) que geralmente “ataca” em matas-florestas, e pode manifestar na pele ou na mucosa, causando úlceras e destruição dos tecidos da cavidade nasal, faringe ou laringe, podendo haver perfurações do septo nasal ou do palato.

O escritório não confirmou nenhum caso da doença nos bairros em Sinop, mesmo com as 143 notificações deste ano e a localização de vários vetores. Sorriso e Feliz Natal, tiveram 54 notificações cada. Lucas do Rio Verde fica logo atrás com 42 casos.

Segundo a Gerente de Vigilância Ambiental do escritório, Marinês Browers, a recomendação é que quando visitada áreas de mata, a pessoa sempre utilize repelentes e roupas que protejam todo o corpo e, evitar horários como o fim da tarde e à noite. O vetor se prolifera em ambientes com matéria orgânica e diferente do Aedes aegypti, não necessita de água para o seu desenvolvimento.

A leishmaniose tegumentar americana difere da visceral no sintomas. Na visceral, que até então não há notificações e o vetor ainda não foi encontrado, o paciente apresenta febre prolongada com ou sem perda de peso e visceromegalia (dilatação dos órgãos internos do abdome, tais como fígado, baço, estômago, rins ou pâncreas).

O tratamento dura 20 dias onde o paciente recebe até 3 ampolas diárias do medicamento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE