PUBLICIDADE

Nortão: 1ª organização social será definida para hospital de Colíder

PUBLICIDADE

As organizações sociais de saúde que gerenciarão os hospitais do Nortão deverão ser escolhidas até dezembro O primeiro chamamento público será para o hospital regional de Colíder e deve ser lançado nos próximos dias. Na sequência será em Sorriso, Alta Floresta e Sinop.

O processo está mantido normalmente, mesmo após a decisão da Justiça Federal, em setembro, de anular o contrato feito pelo governo estadual com o Instituto Pernambucano de Assistência à Saúde (Ipas), para o gerenciamento do hospital metropolitano de Várzea Grande. De acordo com assessoria de imprensa, a Procuradoria Geral do Estado ainda busca recorrer da decisão.

O novo modelo de gestão está em funcionamento, também, nos hospitais regionais de Rondonópolis, em Cáceres e na assistência farmacêutica. “A análise da situação da gestão na condução da Saúde Pública do Governo, levando em consideração o histórico, evolução erros e acertos, me levou a implantar uma nova concepção de organização do sistema público de saúde com as redes organizadas tanto da atenção primária, como a secundária e terciária”, disse o secretário Estadual de Saúde, Pedro Henry, por assessoria.

Na última semana, Henry destacou que “os problemas prioritários e emergenciais da Rede de Serviços do SUS,que não estavam dando respostas a população e que se figurou nos principais gargalos de gestão, cito : Assistência Farmacêutica e Assistência Hospitalar me levou a buscar novas concepções de Gestão com foco em resultados já utilizadas em outros Estados da Federação, indicando mudanças a serem realizadas.As mudanças estão sendo implantadas e implementadas”.

A qualidade da saúde pública é uma das principais preocupações da população no Estado. Descaso no atendimento e falta de infra-estrutura nas unidades são os tradicionais pontos elencados. O caos no setor foi exibido nacionalmente, por uma emissora de tv, há cerca dez dias, quando o pronto socorro de Várzea Grande passou a entender bem mais pacientes do que o número habitual quando o pronto socorro de Cuiabá ficou sem funcionamento após o teto ceder durante chuvas e ter várias salas da unidade, alagadas.

Nas imagens, eram exibidas pessoas nos corredores, deitadas em macas improvisadas, nas cadeiras ou no chão, sendo atendidas ou, na espera dos cuidados.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Campanha de vacinação contra gripe é neste sábado em Matupá

A secretaria de Saúde realizará neste sábado (10), das...

Campanha nas escolas em Mato Grosso tem mais de 900 doses de vacinas aplicadas

A secretaria estadual de Saúde de Mato Grosso informou...

Campanha de vacinação será sábado em Sinop

A secretaria de Saúde realizará no próximo sábado (10),...
PUBLICIDADE