Rondonópolis fará um grande mutirão contra a dengue e leishmaniose, amanhã, no Jardim Iguaçu. Os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde farão vistorias e tratamento em imóveis com focos positivos, borrifação perifocal e verificação de sintomas da leishmaniose em humanos e cachorros, orientações sobe sintomas da dengue e da leishmaniose e demais informações.
A coordenadora do Departamento de Saúde Coletiva, Maria da Glória Ormond Pereira, informou que o objetivo é prevenir casos de leishmaniose e de dengue no bairro. Glória disse que secretaria já fez contato com os presidentes de bairro da região do Iguaçu, que também serão abrangidos pela ação e pediu para que todos os moradores colaborem limpando seus quintais para destruir focos dos mosquitos da dengue e da leishmaniose.
A Secretaria de Saúde age em parceria com a Coder, orientando a população para que coloque os entulhos das residências ao lado de fora das casas porque a Coder passará recolhendo os lixos entre os dias 14 e 18 desse mês.
O Conselho de Desenvolvimento Urbano de Rondonópolis (Codeur) aproveita o mutirão e lança a campanha ‘Terreno Limpo’, com a distribuição de material educativo e orientação aos moradores.
Entre as orientações que serão passadas à população pelos profissionais estão a limpeza das residências, inclusive dos quintais, poda das árvores, plantas, cuidado com os jardins e não deixar água parada em vasilhas. Não deixar folhas e lixos orgânicos em decomposição no quintal, madeiras apodrecidas amontoadas, e entulhos.