Com o início do período chuvoso, a prefeitura intensificou as ações de controle e combate à dengue. Agentes de saúde foram divididos em equipes para orientar os moradores na localização de criadouros e focos do mosquito.
Numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Secretaria de Infra-Estrutura (Sinfra), também é feito um arrastão de limpeza nos bairros. Já foram vistoriados seis – Jardim Imperial, Residencial Jequitibás, Jardim das Palmeiras, Jardim das Violetas, Jardim Primaveras e Jardim Botânico. “A intenção é iniciar nos bairros mais distantes e ir afunilando ate o centro da cidade”, acrescenta o ex-secretário de Saúde e atual gerente de endemias, Valério Gobbato. Segundo ele, já foram visitados mais de 10,5 mil imóveis e recolhidos 30 caminhões de entulhos.
Sinop possui, hoje, cerca de 55 mil imóveis e a intenção, segundo o secretário de Saúde, Lázaro Antunes, é atingir 100% das residências localizadas na área urbana, além das áreas comerciais e terrenos baldios. O próximo passo será levar os trabalhos (arrastão de limpeza) ao Jardim Paraíso, Jardim Celeste e Jardim Jacarandás.
“Mesmo trabalhando o ano inteiro no combate à dengue, encontramos dificuldades em manter esse controle, pois quando terminamos de limpar um bairro e passamos para outro, este mesmo já esta sujo novamente”, completou.
O mosquito da dengue (Aedes Aegypti) pode depositar seus ovos nos locais mais insignificantes possíveis. Uma simples tampa de garrafa ou uma sacolinha plástica jogados na chuva podem ser possíveis locais para criadouros para desenvolvimento de larvas. Seus ovos podem sobreviver por um período de até 500 dias.