sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Municípios do Nortão estão fora da 1ª etapa de vacinação anti-rábica do Estado

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Saúde (Ses) realiza oficialmente entre os dias 29 de maio a 29 de junho a 1ª etapa da campanha de intensificação da vacina anti-rábica. A intensificação acontece em 14 municípios mato-grossenses, que possuem Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), com grande população canina e felina, que estejam localizados em região de fronteira ou que não atingiram a cobertura vacinal no ano passado.

A meta é imunizar 233.372 animais. “A vacinação tem como objetivo formar uma barreira imunológica contra a raiva canina e felina nos 14 municípios, incrementando assim a cobertura vacinal animal”, disse a gerente de Vigilância e Vetores Antropozoonoses da Saúde, Ana Paula Godoy Almeida. As 14 cidades que irão realizar a campanha são: Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Porto Esperidião, Nova Maringá, Comodoro, Pontes e Lacerda, Rondolândia, Vila Bela da Santíssima Trindade, Campo Verde, Rondonópolis, Jaciara, Juscimeira e Alto da Boa Vista.

Do total de 233.372 animais, 194.447 são cães e 38.895 são gatos. A meta de cobertura vacinal é atingir 80% da população canina e 100% da felina. Segundo Ana Paula, alguns municípios como Alto da Boa Vista, Pontes e Lacerda e Várzea Grande anteciparam o início da campanha. “Os municípios têm autonomia para traçar a melhor estratégia de imunização dos animais. Dependendo das condições locais, o sistema de vacinação poderá ser de casa em casa ou em postos fixos e volantes”, disse.

Para a realização desta primeira etapa estão sendo investidos R$ 102 mil, recursos oriundos do Ministério da Saúde (MS). Além da distribuição das 256.709 doses e 245.041 seringas com agulhas descartáveis, a Saúde está disponibilizando apoio logístico às cidades de Vila Bela da Santíssima Trindade, Comodoro, Alto da Boa Vista, Jaciara, Nova Maringá e Porto Esperidião com técnicos e veículos visando à cobertura das áreas rurais. A campanha nacional acontece em setembro.

Neste ano, não foi registrado caso de raiva em cães ou gatos em Mato Grosso. Em 2005, foram cinco casos caninos. No Estado, o último caso de raiva humana ocorreu em 2001. A melhor forma de se proteger contra a doença é vacinando os animais. Além da imunização, outras dicas de prevenção da doença são: evitar deixar o animal solto nas ruas, ao passear com seu bicho estimação leve-o sempre na coleira, nunca separe briga de animais, cuidado ao pegar bichos machucados, não alimente e evite contato com animais desconhecidos, evite entrar em grutas e tocar qualquer tipo de morcego, além de criar animais silvestres ou tirá-los de seu habitat natural.

Vale lembrar ainda que os sinais e sintomas da raiva em cães e gatos são: mudança de hábitos (buscam lugares escuros), mudança de comportamento (agitação ou agressividade), dificuldade para engolir água ou alimento, salivação abundante e paralisia das patas traseiras. Em caso de suspeita, procure imediatamente o Centro de Controle de Zoonoses, que conta com unidades em Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis, e, nas demais cidades do interior, as secretarias municipais de Saúde. A pessoa que for agredida ou mordida por um animal deve lavar o ferimento com água e sabão e procurar com urgência o serviço de saúde mais próximo.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: sábado será dia D de vacinação contra gripe

A secretaria de Saúde informou que o dia D...

Matupá vai reforçar assistência no setor da saúde com mais médicos

A prefeitura vai credenciar profissionais na área de clínica-geral...

Ônibus do hospital do Câncer chega em Sinop na próxima semana

O ônibus do Hospital do Câncer de Mato Grosso...
PUBLICIDADE