Passadas as festas de fim de ano, o MT Hemocentro pede o apoio da população para repor o estoque de sangue. De acordo com a assessoria da Secretaria Estadual de Saúde, a demanda foi grande, em razão de vários acidentes ocorridos, principalmente nas rodovias. Por isso, estão precisando de doação de todos os grupos sanguíneo.
O Hemocentro é o coordenador e referência em hematologia e hemoterapia em Mato Grosso e atende a demanda sanguínea dos prontos-socorros de Cuiabá e de Várzea Grande, do Hospital Universitário Júlio Müller, do Hospital Municipal São Benedito e do Hospital Metropolitano de Várzea Grande, e também é suporte para as 16 unidades de Coleta e Transfusão distribuídas na Hemorrede Estadual.
Para quem tem interesse em doar sangue, é necessário atender a alguns requisitos. O candidato deve ter entre 16 e 69 anos, com a saúde em dia e peso igual ou superior a 51 quilos. Na véspera, o doador deve ter tido uma boa noite de sono e é recomendado que tenha evitado alimentos muito gordurosos. Bebidas alcoólicas devem ser evitadas até 12 horas antes e cigarros também têm restrições. Os menores devem estar acompanhados de um responsável e a doação deve ser autorizada pelo mesmo.