quarta-feira, 22/maio/2024
PUBLICIDADE

MT Hemocentro lança campanha de doação de sangue

PUBLICIDADE

O MT Hemocentro lança essa semana mais uma Campanha de Doação de Sangue. Desta vez, a ação de sensiblização e captação de novos doadores é para atender a demanda de sangue em todo Estado para o período do Natal, festas de Final de Ano e Férias. A diretora geral do MT Hemocentro, Eliana Rabani, pediu a população para doar sangue, haja vista que o estoque precisa manter o nível em segurança. "Neste período de festas e férias, é essencial que tenhamos o apoio da população para a doação", disse.

Outro fator que aumenta a necessidade do constante chamamento de novos doadores é o curto tempo de validade do concentrado de plaquetas. "Cada bolsa de sangue pode ser dividida em quatro componentes: concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas, o plasma e concentrado de crio – precipitados (por isso dizemos que quem doa sangue pode salvar até quatro vidas). Dos quatro hemocomponentes o que tem menor vida útil, e que é um dos mais solicitados, é o concentrado de plaquetas", explicou Eliana Rabani.

"O ato de doação é um ato espontâneo. Os doadores do tipo O, A e B positivos são mais frequentes, Já o AB positivo e os de fator RH negativo são menos incidentes na população. Segundo dados da Secretaria, em Mato Grosso, apenas 6% da população tem o tipo O negativo, que é o doador universal. Daí a necessidade mais frequente da busca desses doadores", destacou a diretora.

Eliane Rabani lembra que, ainda assim, todos os tipos de sangue são importantes e que a unidade trabalha com o objetivo de conseguir doadores fidelizados, ou seja, aqueles que doam sangue com frequência, respeitando o intervalo de três meses para as mulheres e dois meses para os homens em cada doação. A conscientização da população é necessária para manter um estoque permanente no intuito de atender a demanda diária do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Estado. "Salientamos ainda, que o MT Hemocentro está apto a atender uma demanda superior a 60 doadores/dia.

A Unidade Móvel ficará estacionada até o fim do mês em diversos locais de Cuiabá e Várzea Grande, com grande aglomeração de pessoas. Na Praça da República, nos dias 15, 20, 22, 27 e 29, das 08 às 17h30. No Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, dias 15 a 17, de 20 a 23 e de 27 a 30 de dezembro, sempre das 08 às 18h.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MT Hemocentro realiza encontro estadual sobre conscientização da doação de medula óssea

O MT Hemocentro, unidade especializada administrada pela secretaria estadual...

Nova Mutum define aquisição de nova remessa de produtos para fisioterapia na rede pública

A prefeitura definirá a aquisição de materiais, via processo...

Mais de 3,3 mil animais foram vacinados na campanha antirrábica em Sinop

A equipe do Centro de Combate às Endemias informou...
PUBLICIDADE