quarta-feira, 28/fevereiro/2024
PUBLICIDADE

MT Hemocentro intensifica coletas de sangue e entrega camiseta e calendário a doadores

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O MT Hemocentro em Cuiabá intensificou as ações de coleta de sangue para repor e manter o estoque do único bando de sangue público de Mato Grosso e, com esse objetivo, o doador esta semana receberá um calendário de 2024 e uma camiseta do banco do sangue.

“As unidades de saúde precisam de sangue durante o período festivo do Carnaval e somos responsáveis por dar suporte a esses hospitais públicos. Contamos com a solidariedade dos voluntários para a manutenção dos nossos estoques e no alcance do nosso objetivo, que é salvar vidas”, disse a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela.

As doações podem ser agendadas aqui ou pelos telefones (65) 3623-0044 (ramal 221 e 222) e WhatsApp (65) 98433-0624.

O MT Hemocentro segue com diversas ações de coleta de sangue durante o mês de fevereiro. Entre elas está a campanha ‘Pintor Sangue Bom’, que também ocorre entre esta segunda e sexta-feira, na sede do banco de sangue. A proposta da ação é mobilizar os pintores e pintoras para serem doadores voluntários de sangue. Os 150 primeiros profissionais que fizerem a doação ganharão uma camiseta da Associação Brasileira dos Pintores Profissionais, grupo organizador da campanha.

A unidade realiza de hoje (05) até o mês de março a campanha 7º Corrida Pela Vida. As primeiras mil pessoas que doarem sangue neste período ganham a inscrição para a corrida, além do kit com camiseta e número para participar da competição. A corrida de rua de 7 km ocorrerá no dia 9 de março de 2024.

Além das campanhas internas, o MT Hemocentro realizará neste mês as coletas de rotina e itinerantes com as unidades móveis. Entre os dias 19 e 23, o caminhão do MT Hemocentro estará no município de Primavera do Leste, por meio do projeto Ir para Incluir, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT).

Neste mesmo período, de 19 a 23 de fevereiro, a carreta da unidade de saúde realizará a coleta dos voluntários de Tapurah. As ações do mês encerram entre os dias 26 de fevereiro a 1º de março, com a coleta itinerante no município de Pedra Preta.

A doação de sangue no Brasil deve ser voluntária e gratuita. O sangue coletado beneficia pessoas internadas e em tratamento nas unidades e hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o estado.

O Ministério da Saúde recomenda que o doador compareça à unidade portando um documento oficial com foto, tenha mais de 51 quilos, esteja em bom estado de saúde e tenha uma alimentação saudável, nunca indo doar em jejum. Os doadores precisam ter de 16 a 69 anos, 11 meses e 29 dias.

Homens podem fazer até quatro doações anuais, com prazo de dois meses entre cada uma. Já as mulheres podem fazer três doações por ano, com um espaço de três meses.

Em cada coleta é retirado um volume aproximado de até 450 ml de sangue. Recomendam-se, nas primeiras horas pós-doação, descanso, evitar atividade física e ingestão de bebida alcoólica.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Divulgada programação de ações de vacinação em Sinop

A secretaria de Saúde tem reforçado as ações de...

Nova Mutum ampliará serviços para coleta de resíduos na área da saúde

A prefeitura contratará, via pregão eletrônico, serviços voltados à...

Guarantã do Norte licitará 1,4 mil próteses dentárias via SUS

A prefeitura vai licitar, dia 12 do mês que...

Carreta do Hospital do Amor estará em Nova Mutum esta semana

A prefeitura, em parceria com a secretaria de Saúde...
PUBLICIDADE