quinta-feira, 23/maio/2024
PUBLICIDADE

MT Hemocentro chama a população para doação de sangue

PUBLICIDADE

O MT Hemocentro intensifica ações para doação de sangue nesta semana. A ação de sensibilização e captação de novos doadores é para atender a demanda de sangue em todo Estado e normalização do estoque. A diretora geral do MT Hemocentro, Eliana Rabani faz um convite à população mato-grossense para a necessidade da doação de sangue, atentando ao fato do período de férias.

Outro fator que aumenta a necessidade do constante chamamento de novos doadores é o curto tempo de validade do concentrado de plaquetas. “Cada bolsa de sangue pode ser dividida em quatro componentes: concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas, o plasma e concentrado de crio – precipitados (por isso dizemos que quem doa sangue pode salvar até quatro vidas). Dos quatro hemocomponentes o que tem menor vida útil, e que é um dos mais solicitados, é o concentrado de plaquetas”, explicou Eliana Rabani.

“O ato de doação é um ato espontâneo. Os doadores do tipo O, A e B positivos são mais frequentes, Já o AB positivo e os de fator RH negativo são menos incidentes na população. Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES), em Mato Grosso, apenas 6% da população tem o tipo O negativo, que é o doador universal. Daí a necessidade mais frequente da busca desses doadores”, destacou a diretora.

A diretora lembra que ainda assim todos os tipos de sangue são importantes, e que a unidade trabalha com o objetivo de conseguir doadores fidelizados, ou seja, aqueles que doam sangue com frequência, respeitando o intervalo de três meses para as mulheres e dois meses para os homens em cada doação. A conscientização da população é necessária para manter um estoque permanente no intuito de atender a demanda diária do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Estado. “Salientamos ainda, que o MT Hemocentro está apto a atender uma demanda superior a 60 doadores/dia.

Amanhã e na sexta-feira (06) das 08hs às 17 horas, a Unidade Móvel estará estacionada na Praça da República, recebendo os doadores.

Além desses locais, as doações poderão ser feitas na sede do MT Hemocentro, que fica na Rua 13 de junho, 1.055, bairro Porto, em Cuiabá, das 07h30 às 17 hs e sábado das 07:30 ao meio-dia.

Outro ponto de coleta importante é a Unidade do MT Hemocentro que fica dentro do Pronto Socorro de Cuiabá, na rua General Valle Centro, que funciona de segunda a sexta das 08h às 18h para receber os doadores.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum define novo local para posto de coleta de exames

A prefeitura de Nova Mutum locou novo prédio comercial...

MT Hemocentro realiza encontro estadual sobre conscientização da doação de medula óssea

O MT Hemocentro, unidade especializada administrada pela secretaria estadual...

Nova Mutum define aquisição de nova remessa de produtos para fisioterapia na rede pública

A prefeitura definirá a aquisição de materiais, via processo...
PUBLICIDADE