Mais uma criança de Sinop morreu vítima de meningite. A garotinha de 04 anos estava internada em Cuiabá. Segundo o secretário interino de Saúde, Valério Gobato, as primeiras informações são de que a criança teria contraído meningite viral, mas ele afirma que ainda deve apurar se ela teve outras complicações, já que a doença viral é mais branda do que outros tipos.
Em novembro do ano passado, uma garotinha de 09 anos também morreu após ter contraído a doença. Na época, a procura pela vacina aumentou consideravelmente na cidade. Muitas pessoas ficaram com medo, mas o surto de meningite foi descartado. As vacinas disponíveis são para o tipo A, B e C.
Para a meningite do tipo B, a vacina deve ser feita no primeiro ano de vida da criança, junto com a vacina tríplice. Já a vacina Meningo C, que previne a meningite tipo C, custa R$ 150, e deve ser feita nas crianças com dois meses de idade. A meningo A+C custa R$ 80 e só pode ser feita após os 02 anos de idade. A vacina é feita em várias doses. Até os 08 anos de idade ela é feita de 02 em 02 anos. Depois é feita somente aos 12 anos e de 08 em 08 anos.
A meningite é uma infecção das meninges que recobrem o cérebro por elementos patológicos como vírus, bactérias, fungos ou protozoários, e podem ser transmissíveis. Ela pode ser infecciosa ou bacteriana. Quando infecciosa é geralmente menos grave e cura-se sem tratamento específico, enquanto a meningite bacteriana é mais perigosa e pode resultar em danos ao cérebro, perda de audição ou dificuldade de aprendizado.