A Secretaria de Saúde está convocando os moradores para a mobilização contra a dengue, dias 23 a 28, para ser feita limpeza geral em quintais e casas recolhendo todo o lixo que serve de criadouro da dengue, vistoriando calhas, ralos e vasos de plantas. O mutirão começa no próximo sábado, às 8h, na Praça 13 de Maio, com passeata na avenida principal, distribuição de fôlders e adesivagem em veículos.
O mutirão será realizado pela Secretaria de Saúde em parceria com Secretaria de Obras nos bairros Bom Jesus, Princesa Isabel e Vida Nova. Dia 25 a 26, a limpeza será no Esperança I e II. Dia 27 e 28, nos bairros Enio Pipino e Sol Nascente I e II. E, dia 28, na região Central.
A secretaria recomenda os moradores para recolherem copinhos, latinhas, tampinhas e garrafas, potes, sacos de biscoito e salgadinho, brinquedos velhos, ou qualquer recipiente que acumule água. “Galhos, entulhos, cama velha não fazem parte do lixo criadouro do mosquito da dengue”, explica a secretaria. Este material deve ser depositado nos lixeiros em sacolas plásticas ou outras embalagens para realização da coleta.
Os bairros, Bom Jesus, Princesa Isabel, Vida Nova e Industrial Sul estão dentro da área de risco. Conforme relatório da Vigilância Epidemiológica do município, de janeiro a novembro, foram capturadas 899 larvas positivas, realizadas 19.155 visitas em 4.4194 Imóveis em 767 terrenos baldios e em 14 pontos de risco que estão a borracharia e oficinas.