O promotor de justiça de Alto Garças (365 quilômetros de Cuiabá), Elton Oliveira Amaral determinou a instauração de inquérito civil público para apurar possíveis irregularidades no fornecimento de água no município. Ele considerou que em “relatórios de ensaios diversos encaminhados pelo Laboratório Regional de Referência em Análise de Água de Rondonópolis, algumas amostragens coletadas em solo revelaram níveis insatisfatórios de presença de coliformes totais e escherichia coli (bactérias)”.
Segundo consta na portaria, também ocorreram surtos de diarreia infecciosa no município durante a coleta das amostras pelo laboratório. Com isso, a instauração poderá levar à propositura de ação civil pública se constatada a regularidade da situação.
O promotor notificou a prefeitura, Departamento de Água e Esgoto (DAE) e a Vigilância Sanitária. Além disso, requereu, no prazo de 30 dias, que seja realizada nova coleta e exames da qualidade da água.
Outro lado
O diretor do Departamento de Água e Esgoto, Luís Gustavo Zanon, informou que foi notificado sobre o inquérito e já fez as análises necessárias. “Não houve constatação de bactérias nessa nova amostragem. Por isso, foi descartado a contaminação da água. Foi feito a contraprova em um laboratório particular. A análise foi feita na mesma amostra em Mato Grosso do Sul”.