PUBLICIDADE

Ministério descarta 37 casos suspeitos de microcefalia em Mato Grosso

PUBLICIDADE

O Ministério da Saúde informou que Mato Grosso registra 147 casos suspeitos de microcefalia, entre o ano passado e início deste. Deste total, 37 foram descartados e 110 ainda estão em investigação. Até o momento, nenhum caso da doença foi confirmado no Estado.

Até o dia 19 deste mês, a Secretaria de Estado de Saúde apontava o registro de 134 casos. Ou seja, em uma semana, 13 novos casos da doença foram notificados. Até a semana passada, os municípios com maior número de casos suspeitos eram Rondonópolis, com 65, e Cáceres, com 45 casos. Os outros registros foram em Alto Araguaia (um), Alto Garças (dois), Itiquira (dois), Jaciara (um), Jauru (um), Pedra Preta (dois), Pontes e Lacerda (um), São José do Povo (dois) e Tesouro (um). Em feto há registro de três casos em Cuiabá, um de Peixoto de Azevedo e cinco em Rondonópolis.

Em novembro do ano passado, o Ministério da Saúde emitiu nota confirmando a relação entre o zika vírus e a microcefalia, após a realização de exames pelo Instituto Evandro Chagas, em Belém (PA). Os exames foram realizados no sangue e em tecidos de um bebê do Ceará com microcefalia e demais malformações congênitas, que indicaram a presença do vírus.

O zika vírus é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, que também transmite a dengue e a chikungunya. Portanto, os cuidados para evitar a proliferação do mosquito são os mesmos tomados antes, mas que devem ser intensificados, principalmente no período de chuvas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

UCT de Sinop está com estoque crítico e precisa de doadores de sangue

Unidade de Coleta e Transfusão de Sinop (UCT Sinop)...

Pronto atendimento em Colíder terá mais equipamentos; R$ 1,5 milhão

A prefeitura de Colíder (155 quilômetros de Sinop) homologará,...
PUBLICIDADE