Sinop é uma das cidades de Mato Grosso que deve receber uma unidade da farmácia popular do Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, a meta é que até o segundo semestre possa ser inaugurada. Outras também estarão abertas ao público nas cidades de Cáceres, Tangará da Serra e Várzea Grande. Em Cuiabá, uma foi inaugurada uma hoje. É a primeira do Estado.
A oficialização da unidade foi feita ainda em março pelo prefeito Nilson Leitão, durante publicação de um decreto, instituindo a implantação do programa, em parceria com o Ministério da Saúde e a Fundação Osvaldo Cruz. As despesas devem ser rateadas por meio de um convênio firmado.
Conforme a assessoria, faltam ser acertados alguns documentos para a definição da unidade, que venderá medicamentos a preço de custo para a população que apresentar a prescrição médica. As farmácias populares contam com, no mínimo, 95 itens de medicamentos correspondentes a 2 mil unidades ou apresentações comerciais, entre frascos, cartelas, bisnagas, injetáveis e preservativos masculinos. Por meio da Fiocruz, os medicamentos são adquiridos em laboratórios públicos e privados do país. Dessa forma, é possível reduzir, em média, até 90% no preço dos produtos e nas despesas dos usuários com aquisição de medicamentos.