sábado, 4/maio/2024
PUBLICIDADE

Ministério da Saúde busca informação em Lucas sobre remuneração por desempenho

PUBLICIDADE

Dois representantes do Ministério da Saúde estiveram, ontem, no município com o objetivo de conhecer o método de remuneração por desempenho que é aplicado na rede municipal de saúde. Nomeado de “incentivo à produtividade”, a medida foi criada através da Lei municipal nº 10/2010 e visa uma vantagem financeira instituída em benefício do trabalhador conforme o serviço produzido no âmbito da Atenção Básica da Secretaria municipal de Saúde. A bonificação varia de acordo a carga horária de serviço e categoria.

De acordo com informações da assessoria, os critérios para receber o benefício variam para cada área profissional, pois são metas que precisam ser alcançadas individualmente e coletivamente, como por exemplo, assiduidade (frequência, ocupação), pontualidade, número de atendimento e permanência integral e participativa na unidade de saúde.

A proposta do Ministério de Saúde é criar uma política pública nacional baseada neste método presente em Lucas do Rio Verde. Dessa forma, os técnicos se reuniram com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde e realizaram visitas às unidades de saúde, onde conversaram com os profissionais que recebem o benefício para conhecer o funcionamento do incentivo.

O Ministério da Saúde pretende implantar esse incentivo nacionalmente através do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) que disponibiliza recursos para os municípios que alcançam maior nota durante uma avaliação baseada em qualidade da estrutura, do atendimento e do gerenciamento de recursos humanos.

Em Lucas do Rio Verde existem 15 unidades de saúde básica sendo 12 na área urbana e 3 na área rural que atendem cerca de 52 mil habitantes.

A secretária de Saúde, Fernanda Dotto, informou que foi uma surpresa saber que método de Incentivo à Produtividade aplicado na saúde de Lucas do Rio Verde servirá de modelo num âmbito nacional. “Essa visita mostrou que estamos avançando nas diversas áreas da saúde pública municipal, muito foi feito, mas temos muito para fazer”.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Hemocentro em Mato Grosso disponibiliza calendário de coletas para maio

O MT Hemocentro, único banco de sangue público de...

Atenção básica em Colíder receberá novos aparelhos para exames de imagem

A prefeitura vai licitar a contratação de empresa, dia...

Hospital de Rondonópolis zera fila de cirurgias ortopédicas, segundo secretaria

A secretaria estadual de Saúde informou, hoje, que mais...

Sinop: prefeitura destina R$ 2,1 milhões atender pacientes em reabilitação

A administração pública fará processo licitatório, dia 15, tendo...
PUBLICIDADE