PUBLICIDADE

Ministério contingencia doses de vacinas e secretário de Cuiabá muda estratégia de vacinação

PUBLICIDADE

O secretário de Saúde de Cuiabá, Ary Soares de Souza Junior, disse que serão adotadas novas estratégias para a vacinação da população para que ninguém seja prejudicado diante da possibilidade de problemas na distribuição de vacinas. O secretário determinou que a vacinação seja racionalizada até que o Ministério da Saúde regularize a distribuição. 

Segundo informações do Ministério da Saúde, divulgadas por meio de nota informativa, é possível que seja necessário fazer um contingenciamento na distribuição de vacinas, soros e imunoglobulinas para os estados, em razão das dificuldades nos estoques desses produtos. Segundo o documento, vários problemas afetaram os estoques e consequentemente a distribuição, desde problemas alfandegários como no caso da hepatite A, até a indisponibilidade devido à falta de matéria prima.

“Diante desse cenário, estamos pedindo a compreensão da população para que possamos trabalhar juntos, racionalizando ao máximo o uso dessas doses, evitando que a população seja prejudicada, ficando sem as vacinas”.

O secretário disse que as providências que cabem ao município estão sendo tomadas. Além de definir uma nova estratégia para a vacinação, Ary Soares determinou que as salas de vacinação sejam inspecionadas e seus equipamentos (geladeira, ar condicionado e outros) passem por revisão a fim de evitar perdas.

Um  balanço feito pela enfermeira Marta Cristina da Silva, responsável técnica pela Gerência de Imunização da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, Doenças e Agravos (Covida), em Cuiabá há vacinas em número suficiente no estoque para atender a demanda até o final deste mês, quando devem chegar novas vacinas. “Há alguns meses estamos observando a diminuição do número de doses enviadas pelo Ministério da Saúde ao Estado e distribuída ao município”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Hospital em MT realizou 39 cirurgias de retirada de tumor cerebral 

O Hospital Regional de Rondonópolis, administrado pela secretaria estadual...

Vigilância aponta que ácaros de pássaros foram causaram casos de lesões em moradores de Lucas

O ácaro Ornithonyssus sylviarum foi confirmado pela Vigilância Estadual...

Sorriso: secretário aponta avanços na saúde com implantação do telemedicina

O município recebeu avanços tecnológicos em prol da melhoria...
PUBLICIDADE