Saúde

Ministério confirma cinco casos da variante ômicron no Brasil; passageira é monitorada em MT

O Ministério da Saúde confirmou nesta quinta-feira cinco casos da variante Ômicron no Brasil – três em São Paulo e dois no Distrito Federal. São quatro homens e uma mulher, todos vacinados contra a covid-19. Eles estão isolados e pelo menos um apresenta sintomas leves. A maioria está assintomática.

De acordo com a pasta, há ainda oito casos da variante em investigação no país, sendo um em Minas Gerais, um no Rio de Janeiro e seis no Distrito Federal.

“Hoje, temos uma situação sanitária bem mais equilibrada, mas lidamos com a imprevisibilidade biológica desse vírus, que sofre mutações. A vigilância em saúde está atenta e atuante para que essas variantes sejam identificadas e para que se avalie o potencial dessa variante complicar o cenário pandêmico”, disse o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Conforme Só Notícias já informou, uma mulher que desembarcou no aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, vinda da África do Sul, está sendo monitorada pelos órgãos de vigilância sanitária e saúde diante da alta transmissão da variante.

Ela está em quarentena na casa da mãe, no mesmo município, e testou negativo para covid em todos os testes que fez e segue sem sintomas. Mesmo assim, o protocolo segue o mesmo. A mulher está em quarentena de 14 dias. Ela que é de Várzea Grande, se mudou para a África do Sul e agora retornou para buscar os filhos, que estavam morando com a avó.

Só Notícias com Agência Brasil (foto: assessoria)