PUBLICIDADE

Médicos reforçam campanha preventiva para aids e câncer em Nova Mutum

PUBLICIDADE

Um alerta à população. Esse foi o principal recado transmitido por profissionais da Saúde com relação à AIDS, DSTs e Câncer, em Nova Mutum. Segundo a coordenadora da Atenção Básica, Sandra Neves, o intuito é chamar a atenção dos munícipes quanto a essas doenças, com alta incidência no município. De acordo com o clínico geral e psiquiatra Marco Aurélio Oliveira Mendonça há 8 pacientes infectados e que realizam acompanhamento e atendimento médico. “Esses casos são provindos da cidade e do interior dela. Todos fazem tratamento em Cuiabá e recebem acompanhamento e medicamentos aqui mesmo”, explica. “Muita gente acha que porque hoje existem medicamentos como o coquetel produzido para esses pacientes, não se tem mais preocupação com relação à doença. Pelo contrário, é importante que cada vez mais as pessoas se cuidem e usem preservativo”, ressalta o médico.

A coordenadora Sandra Neves aponta que é muito importante a prevenção. “Queremos que a população participe das campanhas propostas pela saúde. Estamos com problemas com relação à DSTs, AIDS e câncer e também, com um baixo índice de coleta de exames preventivos entre as mulheres. A resistência é muito grande e precisamos mudar esse conceito, já que a realização de exame em todas essas áreas citadas são de extrema importância”, disse a coordenadora.

Na próxima terça-feira é comemorado o Dia Mundial de Luta e Combate a AIDS e Mutum realizará diversas atividades em todos os Postos de Saúde da Família (PSF) da cidade, como forma de prevenção. “Estaremos distribuindo preservativos e ministrando palestras sobre o tema para conscientizar ainda mais famílias no sentido que se previnam contra a doença”, analisa.

Já em relação ao câncer, o odontólogo Alexandre Tavares aponta casos notificados de câncer bucal. “Em 2007 e 2008 detectamos de dois a três casos de câncer de boca. Dados atuais ainda não foram repassados, mas acreditamos que com o crescimento do município existam casos da doença, por isso é importante a prevenção”, comenta.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam que 95% de casos de câncer de boca são causados pelo uso excessivo do cigarro e álcool. “Temos ainda casos de próteses mal adaptadas que acabam causando lesões e dentes quebrados que podem ocasionar a doença”, revela o médico

Ontem foi o Dia Nacional de Combate ao Câncer Bucal e o ondontólogo orienta a toda a população que “procurem um especialista, caso notem feridas, caroços nos pescoço e bochechas, inchaço nas próteses dentárias e dificuldade em deglutir alimento. O diagnóstico antecipado garante que o paciente tenha mais sobrevida se descoberta algum tipo de doença maligna”, enfatiza.

Já a ginecologista Ana Cristina Leite diz que a cidade está com números alarmantes de pessoas com Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). “Casos de gonorréia, clamídia entre outras DSTs têm sido notificados diariamente. É preciso que as pessoas se conscientizem e usem preservativo. Não temos uma planilha especifica com números fechados de pessoas infectadas, mas sabemos que existem casos”, explica.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE