Um alerta à população. Esse foi o principal recado transmitido por profissionais da Saúde com relação à AIDS, DSTs e Câncer, em Nova Mutum. Segundo a coordenadora da Atenção Básica, Sandra Neves, o intuito é chamar a atenção dos munícipes quanto a essas doenças, com alta incidência no município. De acordo com o clínico geral e psiquiatra Marco Aurélio Oliveira Mendonça há 8 pacientes infectados e que realizam acompanhamento e atendimento médico. “Esses casos são provindos da cidade e do interior dela. Todos fazem tratamento em Cuiabá e recebem acompanhamento e medicamentos aqui mesmo”, explica. “Muita gente acha que porque hoje existem medicamentos como o coquetel produzido para esses pacientes, não se tem mais preocupação com relação à doença. Pelo contrário, é importante que cada vez mais as pessoas se cuidem e usem preservativo”, ressalta o médico.
A coordenadora Sandra Neves aponta que é muito importante a prevenção. “Queremos que a população participe das campanhas propostas pela saúde. Estamos com problemas com relação à DSTs, AIDS e câncer e também, com um baixo índice de coleta de exames preventivos entre as mulheres. A resistência é muito grande e precisamos mudar esse conceito, já que a realização de exame em todas essas áreas citadas são de extrema importância”, disse a coordenadora.
Na próxima terça-feira é comemorado o Dia Mundial de Luta e Combate a AIDS e Mutum realizará diversas atividades em todos os Postos de Saúde da Família (PSF) da cidade, como forma de prevenção. “Estaremos distribuindo preservativos e ministrando palestras sobre o tema para conscientizar ainda mais famílias no sentido que se previnam contra a doença”, analisa.
Já em relação ao câncer, o odontólogo Alexandre Tavares aponta casos notificados de câncer bucal. “Em 2007 e 2008 detectamos de dois a três casos de câncer de boca. Dados atuais ainda não foram repassados, mas acreditamos que com o crescimento do município existam casos da doença, por isso é importante a prevenção”, comenta.
Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam que 95% de casos de câncer de boca são causados pelo uso excessivo do cigarro e álcool. “Temos ainda casos de próteses mal adaptadas que acabam causando lesões e dentes quebrados que podem ocasionar a doença”, revela o médico
Ontem foi o Dia Nacional de Combate ao Câncer Bucal e o ondontólogo orienta a toda a população que “procurem um especialista, caso notem feridas, caroços nos pescoço e bochechas, inchaço nas próteses dentárias e dificuldade em deglutir alimento. O diagnóstico antecipado garante que o paciente tenha mais sobrevida se descoberta algum tipo de doença maligna”, enfatiza.
Já a ginecologista Ana Cristina Leite diz que a cidade está com números alarmantes de pessoas com Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). “Casos de gonorréia, clamídia entre outras DSTs têm sido notificados diariamente. É preciso que as pessoas se conscientizem e usem preservativo. Não temos uma planilha especifica com números fechados de pessoas infectadas, mas sabemos que existem casos”, explica.