quinta-feira, 3/julho/2025
PUBLICIDADE

Médicos em Cuiabá aceitam proposta e encerram greve

PUBLICIDADE

Os cerca de 200 médicos cirurgiões e anestesistas de Cuiabá, que encontravam-se em greve desde abril, decidiram aceitar a proposta do secretário municipal de Saúde, Antônio Pires, e suspender a paralisação temporariamente. Eles terão reajuste de 30% no Índice de Valorização da Qualidade (IVQ) retroativo ao mês de maio e nos meses de junho e julho, prazo que terão para elaborar um estudo sobre o percentual exato de defasagem do benefício.

A assessoria do sindicato informa que o IVQ foi criado em 2002, pela secretaria, com o intuito de corrigir a tabela do Sistema Único de Saúde (SUS), porém o índice nunca sofreu reajuste. Na prática, são pagos R$ 200 mil mensais que são distribuídos aos médicos, o que corresponde a suplemento salarial, em média, de R$ 1 mil. A estimativa da categoria é de que a defasagem no benefício chegue a 200%.

O Sindicato dos Médios de Mato Grosso informa que o atendimento na rede conveniada do SUS, em cinco 5 hospitais de Cuiabá – Santa Helena, Santa Casa, Só Trauma, Bom Jesus e o Hospital do Câncer – voltam à normalidade. "O secretário deu uma demonstração de boa vontade. Agora vamos montar uma comissão para fazer um estudo para descobrir o valor exato da defasagem", diz o diretor do Sindimed, José Pinheiro.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop fecha mês com mais duas mortes por chikungunya, aponta secretaria

Mato Grosso teve 58 óbitos confirmados por chikungunya neste...

Lucas do Rio Verde libera vacina contra a gripe

A vacina contra a gripe (Influenza) está disponível para...
PUBLICIDADE