PUBLICIDADE

Médicos do Nortão recebem treinamento para tratar dengue e malária

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Saúde fará, entre os dias 25 a 29 de junho, uma capacitação para diagnóstico e tratamento de pacientes com dengue, malária, hantavirose e leishmaniose. O evento será em Cuiabá e é dirigido a médicos do Sistema Único de Saúde (SUS), de secretarias municipais de Saúde, de unidades particulares e supervisores médicos ou reguladores dos regionais de Sinop, Colider, Tangará da Serra e Peixoto de Azevedo.

Ao todo estarão envolvidos na capacitação 50 profissionais, sendo 44 médicos treinandos, quatro instrutores, um coordenador e um assistente. As vagas ficaram assim divididas: 20 para o ERS de Sinop, 10 para o ERS de Tangará da Serra, 08 para o ERS de Colider e 06 para o ERS de Peixoto de Azevedo.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Maria de Lourdes Girardi, informou que “o treinamento está inserido na necessidade de se reforçar os conhecimentos e técnicas de manejo de pacientes com essas doenças que são as principais causadoras de epidemias, estando a dengue entre as constantes preocupações da Saúde do Estado”.

A capacitação é uma continuidade da que foi iniciada em Abril, (nos dias 22 a 28), para médicos da região Norte, dos municípios de Alta Floresta, Juina, Barra do Garças e Pontes e Lacerda. Esta ação se estenderá a todas as regionais de Saúde do Estado.

Maria de Lourdes informou, também, que o número de casos notificados de dengue, de janeiro de 2007 até a presente data, chega a 12.385. Até o mês de Abril de 2007 foram notificados 9 casos de febre hemorrágica de dengue, assim distribuídos pelos municípios: um em Cuiabá, um em Campo Verde, três em Primavera do Leste, um em Lambari D’Oeste, um em Sinop, um em Barra do Bugres e um em Carlinda.

Os casos dengue hemorrágica dos municípios de Campo Verde, Lambari D’Oeste, Sinop e Barra do Bugres evoluíram para cura e os pacientes estão passando bem. Dos três casos do município de Primavera do Leste, dois evoluíram para a cura e um foi a óbito. Os casos de Cuiabá e de Carlinda evoluíram para óbito.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE