quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Médicos do Nortão recebem treinamento para tratar dengue e malária

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Saúde fará, entre os dias 25 a 29 de junho, uma capacitação para diagnóstico e tratamento de pacientes com dengue, malária, hantavirose e leishmaniose. O evento será em Cuiabá e é dirigido a médicos do Sistema Único de Saúde (SUS), de secretarias municipais de Saúde, de unidades particulares e supervisores médicos ou reguladores dos regionais de Sinop, Colider, Tangará da Serra e Peixoto de Azevedo.

Ao todo estarão envolvidos na capacitação 50 profissionais, sendo 44 médicos treinandos, quatro instrutores, um coordenador e um assistente. As vagas ficaram assim divididas: 20 para o ERS de Sinop, 10 para o ERS de Tangará da Serra, 08 para o ERS de Colider e 06 para o ERS de Peixoto de Azevedo.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Maria de Lourdes Girardi, informou que “o treinamento está inserido na necessidade de se reforçar os conhecimentos e técnicas de manejo de pacientes com essas doenças que são as principais causadoras de epidemias, estando a dengue entre as constantes preocupações da Saúde do Estado”.

A capacitação é uma continuidade da que foi iniciada em Abril, (nos dias 22 a 28), para médicos da região Norte, dos municípios de Alta Floresta, Juina, Barra do Garças e Pontes e Lacerda. Esta ação se estenderá a todas as regionais de Saúde do Estado.

Maria de Lourdes informou, também, que o número de casos notificados de dengue, de janeiro de 2007 até a presente data, chega a 12.385. Até o mês de Abril de 2007 foram notificados 9 casos de febre hemorrágica de dengue, assim distribuídos pelos municípios: um em Cuiabá, um em Campo Verde, três em Primavera do Leste, um em Lambari D’Oeste, um em Sinop, um em Barra do Bugres e um em Carlinda.

Os casos dengue hemorrágica dos municípios de Campo Verde, Lambari D’Oeste, Sinop e Barra do Bugres evoluíram para cura e os pacientes estão passando bem. Dos três casos do município de Primavera do Leste, dois evoluíram para a cura e um foi a óbito. Os casos de Cuiabá e de Carlinda evoluíram para óbito.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Saúde em Matupá implementará terapia com equinos para reforçar assistência a deficientes

O executivo municipal vai definir empresa voltada à terapia...

Lucas do Rio Verde vai disponibilizar mais de 4 mil próteses dentárias via SUS

A administração municipal previu que, até dia 25 de...

Sorriso: prefeitura promove essa semana o 1º Fórum do Autismo

A prefeitura, através de secretarias em parceria com o...

Unidade móvel oferta exames de mamografia e preventivos em Lucas do Rio Verde

A prefeitura em parceria com o Sistema Fecomércio através...
PUBLICIDADE