PUBLICIDADE

Mato Grosso teve 11 mil casos de dengue este ano

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso passa a publicar, semanalmente (às quartas-feiras), boletim epidemiológico da dengue. A medida faz parte do acompanhamento e monitoramento que o Estado faz junto aos municípios no controle da doença, além da transparência do ato nos casos notificados no Estado.

A dengue é uma doença que ocorre durante todo o ano, porém é nesse período chuvoso que se registra um aumento de casos visto que o mosquito da dengue precisa de água limpa para sua reprodução.

O alerta, por meio do boletim, é para que a população fique atenta para as ocorrências. A Secretaria de Estado de Saúde, em parceria com os municípios, já toma providências preconizadas pelo Plano de Contingência de Enfrentamento da Dengue, do Ministério da Saúde, na adoção de medidas de prevenção e controle da doença.

A coordenadora do Programa Estadual de Controle da Dengue, Maria de Lourdes Girardi disse que “Estado e municípios necessitam continuar eliminando criadouros para a redução dos níveis de infestação do vetor, buscando a manutenção da redução dos casos notificados. Para isso a população pode contribuir com medidas que parecem simples, mas que são de grande importância no controle da dengue”.

Dentre essas medidas a coordenadora alistou: manter os depósitos de água para consumo humano bem fechados e manter pratos e vasos de plantas preenchidos com areia, de modo a evitar que os mosquitos ponham ovos na água limpa parada. Se não colocou areia e acumulou água no pratinho de planta recomenda-se lavá-lo com escova, água e sabão.

Lavar semanalmente, por fora e por dentro, com escova e sabão, tanques utilizados para armazenar água. Jogar em sacos de lixo, que serão fechados, todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes, latas, copos, garrafas vazias, casca de ovos e tampas de garrafas. São alistados também como medidas preventivas contra a dengue, não deixar água limpa e acumulada em qualquer local, além de guardar pneus, garrafas, potes, baldes em local abrigado, fora do alcance da chuva.

Quanto aos sacos de lixo devem sempre estar bem fechados e fora do alcance de animais até o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana, sendo o lixo colocado em sacos plásticos e, caso forem usadas lixeiras, que sejam mantidas bem fechada. Não se deve jogar lixo em terrenos baldios. Mas deve-se remover folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas dos telhados, pelos terrenos, não deixando a água da chuva acumulada.

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT) recebeu notificação de 11.033 casos de dengue no período de janeiro a novembro de 2008. Desse total, 13 casos foram notificados em novembro.

No período compreendido entre janeiro e novembro de 2008 foram registrados 12 casos graves de dengue (com 7 deles evoluindo para cura, 2 em tratamento e 3 resultando em óbito) assim distribuídos: um caso em Araputanga, que evoluiu para óbito, um caso em Campos de Júlio, com evolução para óbito e dois casos em Cuiabá, com um caso evoluindo para a cura e outro para óbito.

Os casos de Dengue grave registrados nos municípios Tangará da Serra (1 caso), Várzea Grande (2 casos), Matupá (1 caso) e Nova Santa Helena (1 caso), todos evoluíram para a cura.

O município de Alto Boa Vista notificou recentemente três casos, sendo que um desses casos evoluiu para cura e dois continuam em tratamento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE