A Assembléia Legislativa aprovou, em primeira votação, projeto de lei que institui no em Mato Grosso a campanha de vacinação anual e gratuita contra a meningite bacteriana, proposto pelo deputado Aírton Português (PP) e beneficiará pessoas cuja renda mensal seja igual ou inferior a um salário mínimo.
Português lembrou que, atualmente, apenas a imunização contra a Meningite Haemophilus é feita em postos de saúde. “As vacinas contra as formas meningocócica e pneumocócica são facilmente encontradas em clínicas particulares, mas os altos preços cobrados impedem o acesso da população mais carente. Estima-se que apenas 10% das crianças brasileiras sejam imunizadas”, observou, ao complementar que ela é somente distribuída em casos de surto e não garantem proteção total, havendo necessidade de ser aplicada anualmente para garantir sua eficácia.
De acordo com a proposta do parlamentar, fica determinado que as secretarias municipais de saúde informem à Secretaria de Estado de Saúde os dados de que dispõe sobre a incidência de meningite bacteriana. Além disso, as secretarias deverão apresentar estudos que identifiquem o impacto da moléstia nos gastos com atendimento médico, medicamentos e internação hospitalar.