PUBLICIDADE

Mato Grosso registra duas mortes por influenza

PUBLICIDADE
A Gazeta (foto: assessoria)

Duas mortes causadas por influenza foram confirmadas em Mato Grosso. Conforme boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde, até o momento foram diagnosticados 5 casos de H1N1, sendo que um evoluiu para morte no município de Água Boa (730 km de Cuiabá), e um de influenza B, que o paciente também veio a óbito na capital. Outras 6 mortes foram causadas por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), enquanto 7 óbitos ainda estão sob investigação.

Ao todo, foram hospitalizadas 121 pessoas com SRAG, 29 casos foram descartados e 87 estão sob investigação. Dos 5 casos confirmados de H1N1, dois foram registrados em Água Boa, um em Canarana, e Cuiabá. Nenhum caso de H3N2 foi confirmado até o momento.

Paralelo ao cenário de notificações e mortes, é realizada a campanha nacional de vacinação contra a influenza, que encerra na próxima sexta-feira. De acordo com o vacinômetro do Ministério da Saúde, até ontem, o Estado havia imunizado 74,4% do público-alvo.

A SES emitiu alerta à população, já que a meta estabelecida pelo MS é de 90%. Dois grupos prioritários que conseguiram atingir a meta em Mato Grosso foram os funcionários do sistema prisional (140,33%) e as puérperas (90,93%). Piores índices continuam com os servidores da segurança pública (38,84%) e os indígenas (58,70%).

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, até o dia 20 de maio os municípios com a pior cobertura eram Alto Boa Vista com 12,29%, Colniza com 22,53% e Nova Canaã do Norte com 29,62%. Já os três municípios com melhores coberturas são Tapurah com 105,02%, Ponte Branca com 103,03% e São Pedro da Cipa com 100,98%.

O índice de cobertura vacinal em todo o Estado, que abrange 141 municípios, representa a aplicação de 639.947 doses da vacina contra a gripe influenza, de um total de 859.343 pessoas que compõem os grupos alvos da campanha.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE