sábado, 27/abril/2024
PUBLICIDADE

Mato Grosso registra 710 casos de câncer de mama este ano

PUBLICIDADE

Mato Grosso estima registrar 710 casos de câncer de mama em 2016, 430 deles na capital. Em todos esses casos, o diagnóstico precoce e a prevenção são os meios que as mulheres têm de evitar que a doença seja detectada em estado avançado e se alastre, conforme alertam os especialistas. Disseminar essa informação é uma das tarefas que a associação de voluntários “MT Mamma” desenvolve no Outubro Rosa.

Para alertar as mulheres e discutir o tema na Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), a Comissão de Eventos do órgão agendou uma palestra sobre o assunto para às 16h desta terça-feira (11.10), no auditório da instituição, com a  voluntária da MT Mamma, Cleusa Dias.

“Na palestra abordaremos um pouco de tudo, prevenção, identificação da doença, tratamento. Não entramos em detalhes técnicos para não avançarmos na área médica, mas trazemos depoimentos de quem teve a doença e a venceu, além de materiais para tirar dúvidas. Reforçamos o quanto o apoio para a pessoa que descobre a doença é importante, entre outras coisas”, informa a presidente da associação, Veralice Aparecida Valéria.

Associação formada por voluntários, a MT Mamma vive de doações para manter as atividades focadas nas 192 mulheres cadastradas. A condição para receber atenção da instituição é ter detectado a doença e fazer o cadastro.

As atividades são variadas. As mulheres participam de bate papos, reuniões mensais do grupo de psicoterapia, oficinas de artesanato e pintura em tecido, sessões de reiki, meditação, yoga, pilates, hidroginástica, fisioterapia, aulas de dança do ventre e recebem informações, auxílio no encaminhamento para o tratamento, e consultoria jurídica sobre direitos da pessoa com câncer. Além disso, ainda podem participar do coral e de palestras educacionais.

“Nosso trabalho é de apoio às pacientes, além da família, durante e após o tratamento do câncer de mama. Todas as nossas atividades são voluntárias, temos uma única funcionária e tudo que arrecadamos é com eventos e venda de camisetas, copos e doações. Portanto, quem puder nos ajudar pode fazê-lo comprando as camisetas. Temos três modelos, e elas podem ser personalizadas com a logomarca da empresa”, explica Veralice.

A presidente da Comissão de Eventos da Seplan, Marcela Mesa, informa que uma loja do Pantanal Shopping, que fica no primeiro piso, ao lado do Chiquinho Sorvetes, está vendendo a camiseta, que custa R$ 40. Ela ainda lembra que o Hospital de Câncer de Mato Grosso agenda exames de mamografia gratuitos para mulheres entre 40 e 69 anos, pelo telefone (65) 3648-7598. Os agendamentos para o mês de outubro já encerraram, mas é possível programar para novembro.

“Além da palestra, no dia 12 de outubro terá a caminhada no Parque Mãe Bonifácia chamada ‘Amigos do Peito’, das 7h às 9h. A causa é nobre e quanto mais informações sobre o tema, melhor capacitada a mulher está para agir preventivamente”, informa.

Para saber mais sobre a associação acesse: http://www.mtmamma.com.br.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum inicia nesta sexta mutirão de combate à dengue

A Vigilância Ambiental de Nova Mutum, iniciará os trabalhos...

Saúde em Matupá implementará terapia com equinos para reforçar assistência a deficientes

O executivo municipal vai definir empresa voltada à terapia...

Lucas do Rio Verde vai disponibilizar mais de 4 mil próteses dentárias via SUS

A administração municipal previu que, até dia 25 de...
PUBLICIDADE