A secretaria estadual de Saúde (SES) recebeu 15.580 doses da nova vacina contra o vírus sincicial respiratório, que previne doenças como a bronquiolite e a pneumonia, e começou a distribuição aos municípios, ontem. A vacinação será destinada às gestantes a partir da 28ª semana de gestação. Ao todo, o Ministério da Saúde adquiriu 1,8 milhão de doses. A ideia da vacinação é que os anticorpos sejam transferidos aos bebês, protegendo-os nos primeiros meses de vida contra as infecções respiratórias agudas graves.
“É muito importante que as grávidas a partir da 28ª semana de gestação procurem os postos de saúde para se vacinar. Vamos evitar que as crianças fiquem doentes nos primeiros meses de vida e diminuir as hospitalizações e complicações associadas ao vírus”, destacou o secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo.
Em Mato Grosso, a estimativa é de que 57.932 gestantes estejam aptas a receber a vacina, administrada em dose única e sem restrição de idade materna. A indicação é de uma dose a cada gestação. Segundo a secretária adjunta de Atenção e Vigilância à Saúde da SES em substituição, Alessandra Moraes, o vírus sincicial respiratório é um dos principais agentes etiológicos de infecções do trato respiratório inferior em lactentes, incluindo bronquiolite e pneumonia.
“Estas doenças são frequentemente associadas a altas taxas de hospitalização e a risco aumentado de complicações graves. A vacinação contra o vírus sincicial respiratório é a melhor forma de as grávidas protegerem seus filhos”, disse.
A vacina faz parte do Calendário Nacional de Vacinação das Gestantes, assim como a dupla adulto, vacina dTpa, hepatite B, influenza e Covid-19. “Ao procurar o posto de saúde mais próximo, as grávidas que estão com alguma dose em atraso podem aproveitar a oportunidade para tomar a vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR) junto com outras vacinas de rotina, como a da influenza e a da Covid-19, pois não há nenhum problema”, afirmou.


