PUBLICIDADE

Mato Grosso não registra casos de sarampo em 2011, aponta ministério

PUBLICIDADE

Um recente levantamento feito pelo Ministério da Saúde destaca que Mato Grosso está fora da relação dos Estados que tiveram casos de sarampo registrados em 2011. Dos 42 identificados, São Paulo aparece como líder, com 26 casos. Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro aparecem em seguida com 7 e 4, respectivamente.

Na região Centro-Oeste foram identificados casos no Distrito Federal (1) e em Mato Grosso do Sul (1). Os demais registros foram na Bahia, Minas Gerais e Piauí e, de acordo com o Ministério, todos acabaram considerados importados (quando são contraídos em outras regiões).

No país, houve redução considerável em relação a 2010, quando foram 68 casos. Já quando analisado o período entre 2011 a 2005, foram 10 registros da doença no Brasil, dos quais quatro foram importados (Japão, Europa e Ilhas Maldivas) e seis casos eram associados a essa importação.

A doença aguda, altamente contagiosa e transmitida por vírus. Os sintomas mais comuns são febre, tosse seca, exantema (manchas avermelhadas), coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. O período de transmissão varia de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após o surgimento das manchas. A vacina é o meio mais eficaz de prevenção.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE