sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Mato Grosso está entre os Estados com mais casos de hanseníase

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Saúde (SES), em parceria com as unidades básicas de saúde dos municípios, está intensificando o enfrentamento à hanseníase com ações de prevenção, notificação e cura da doença. O Estado está se aproximando da meta preconizada pelo Ministério da Saúde, que é de 90% de cura dos casos encontrados. Este ano, alcançou 87% de cura dos casos existentes. Em 2006, foram 3.169 notificações. Em 2005 foram 3.556 e, em 2004, 3.378 casos.

Segundo a técnica Eliane Esperandio, Mato Grosso está inserido no ranking dos Estados com maior número de notificações. “O número de casos em Mato Grosso aumenta devido ao trabalho desenvolvido pelos nossos técnicos que constantemente realizam ações de busca e identificação de casos, orientação e tratamento da doença”, disse.

Ainda, segundo a técnica, o Estado continua “intensificando os treinamentos dos profissionais para aumentar a cobertura das ações de diagnóstico, tratamento, prevenção e, acima de tudo, na promoção da reabilitação física dos pacientes que tiveram lesões do agravo”.

Atualmente o Centro Estadual de Referência de Média e Alta Complexidade – Cermac -dispõe de um ambulatório de dermatologia sanitária especializado no tratamento da doença. Desde janeiro, atendeu a 3.429 pessoas com suspeita, sendo que, desse número, foram diagnosticados 126 novos casos.

O tratamento aos usuários é gratuito e pode levar de 6 a 12 meses. Durante esse período é administrado ao doente antibióticos e, uma vez por mês, ele precisa ir ao ambulatório ou unidade básica de saúde para receber uma dose supervisionada de medicamento. “Em virtude do tratamento ser longo e sistemático, pode ocorrer abandonos, e para evitar isso, a equipe multiprofissional do CERMAC, se empenha junto aos usuários visando a adesão do tratamento”, disse a diretora.

Um dos fatores de ocorrência da doença em Mato Grosso, é o grande fluxo migratório característico da região Centro-Oeste e Norte do país. São os Estados de grandes frentes de trabalho e que mais crescem no seu desenvolvimento econômico. Mato Grosso está preparado tecnicamente, operacionalmente e também com pessoal qualificado para o enfrentamento dessa doença nessas circunstâncias.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: sábado será dia D de vacinação contra gripe

A secretaria de Saúde informou que o dia D...

Matupá vai reforçar assistência no setor da saúde com mais médicos

A prefeitura vai credenciar profissionais na área de clínica-geral...

Ônibus do hospital do Câncer chega em Sinop na próxima semana

O ônibus do Hospital do Câncer de Mato Grosso...
PUBLICIDADE