PUBLICIDADE

Mato Grosso entre os Estados com nível de alerta para doenças respiratórias, informa Fiocruz

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

Mato Grosso é um dos nove Estados que está em nível de alerta ou de risco para casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), ocasionada pela evolução de síndromes gripais. Os dados foram divulgados, ontem, pelo boletim InfoGripe da fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que traz dados até 1º de março. No relatório, observa-se também que Cuiabá é uma das 12 capitais que apresentam incidência de SRAG em níveis de alerta, risco ou alto risco.

O boletim identifica ainda “manutenção da tendência de crescimento do número de casos de SRAG em crianças e adolescentes até 14 anos e sinal de início de aumento nas faixas etárias a partir dos 15 anos”. A análise dos registros aponta que, em crianças até dois anos, os casos estão associados ao vírus sincicial respiratório (VSR). Na faixa etária de dois a 14 anos, os casos são causados pelo rinovírus. O VSR acomete com muita frequência os primeiros meses de vida dos bebês e leva a casos como bronquiolite, doença que começa com febre, tosse, igual a outras doenças respiratórias, mas que progride para um quadro de cansaço e insuficiência respiratória.

O país já soma, neste ano, 16 mil casos da síndrome, sendo 34,3% com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório. Em relação às mortes, já foram 1.338 registros por SRAG, sendo 636 (47,5%) com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório. Em 81% dos casos, o vírus causador foi o Sars-CoV-2.

A síndrome se caracteriza por febre alta, dificuldade para respirar, tosse intensa e, em casos graves, pode levar à insuficiência respiratória. O diagnóstico é geralmente feito por exames laboratoriais e de imagem. O tratamento pode envolver suporte respiratório, medicamentos antivirais e cuidados intensivos, dependendo da gravidade. A prevenção inclui vacinação disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), higiene adequada e evitar o contato com pessoas infectadas.

As demais unidades que estão em nível de alerta ou risco são: Roraima, Pará, Goiás, Tocantins, Distrito Federal, Amazonas, Rondônia e Sergipe.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Apams promove feira de adoção de cães e gatos neste sábado em Sinop

A Associação Protetora dos Animais do Município (Apams) faz,...

Exposição conta história do rio Cuiabá com documentos e fotografias

O Arquivo Público de Mato Grosso abriu, ontem, a...

Secretaria inicia entrega de 500 câmeras para monitorar Parque Novo Mato Grosso

A secretaria estadual de Segurança Pública iniciou, hoje,...
PUBLICIDADE