PUBLICIDADE

Mato Grosso define estratégias para campanhas contra rubéola e poliomielite

PUBLICIDADE

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Saúde (SES), está pronto para a maior campanha nacional contra a rubéola, que ocorre paralela à da segunda etapa da poliomielite, sob o lema: “Vacinação Virou Programa de Família”.

As ações serão realizadas simultaneamente. Quando as crianças menores de cinco anos forem levadas aos postos de saúde para tomar a segunda dose da vacina contra a poliomielite, no dia 9, a família também será vacinada contra a rubéola, que é para a faixa etária de 12 a 39 anos.

A campanha da rubéola é uma parceria da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) com o Ministério da Saúde (MS) e as secretarias estaduais e municipais de Saúde. A meta é imunizar 1.520.828 pessoas, das quais 774.579 homens e 746.249 são mulheres. A campanha de vacinação contra a rubéola e poliomielite vão ate 12 de Setembro de 2008.

As vacinas estarão disponibilizadas em 146 postos volantes, 1.624 postos fixos, envolvendo o trabalho de 5.053 trabalhadores da Saúde. Será ministrada sob duas formas. A dupla viral (sarampo e rubéola) em homens e mulheres com idade entre 20 e 39 anos. E a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) na faixa etária de 12 a 19 anos.

As pessoas que já foram vacinadas anteriormente, e mesmo os que já tiveram a doença, deverão procurar as unidades para receber nova dose da vacina tríplice viral ou dupla viral, conforme a idade, para reforço.

Já a segunda etapa da campanha de vacinação contra a poliomielite no sábado (9). Nesse caso a Secretaria de Saúde quer vacinar 267.169 crianças, novamente, com a dose de reforço que completa a imunização pelo período de um ano.

O desafio será vacinar 1,5 milhão de mato-grossenses contra a rubéola, bem como o reforço da vacina contra a poliomielite para as mais de 267 mil crianças em idade entre zero e 4 anos. O principal motivo dessa convicção é que o Estado estabeleceu a tradição de sempre ultrapassar o percentual preconizado pelo Ministério da Saúde nas imunizações recomendadas.

Um exemplo foi a vacinação dos idosos contra a gripe, quando foram alcançados 100% da população idosa acima de 60 anos em abril. O Ministério da Saúde apresentou como meta imunizar 80% das pessoas com 60 anos ou mais, sendo que Mato Grosso atingiu 164.284 homens e mulheres contra o vírus.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE