sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Mato Grosso: 288 mil crianças devem ser vacinadas contra pólio

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Saúde (Ses) dá inicio à segunda etapa da campanha de vacinação contra a poliomielite na segunda-feira e espera ultrapassar a meta de 95% preconizada pelo Ministério da Saúde, assim como na primeira. Devem ser imunizadas mais de 288 mil crianças com até 5 anos. Serão disponibilizadas 500 mil doses da vacina.

“A campanha é realizada em duas etapas. A primeira foi no período de 11 a 30 de junho. A segunda etapa de vacinação que vai acontecer de 20 de agosto a 06 de setembro serve para reforçar a imunização da criança, uma vez que ao receber a segunda dose ela estará livre da pólio, durante todo o ano”, afirmou o gerente de Imunopreveníveis da Ses, Anderson de Souza,.

O dia “D” está programado para 25 de agosto, onde uma grande mobilização será montada para atender a demanda dos pais que buscam os postos para vacinarem seus filhos. “Como é de costume, o dia ‘D’, é celebrado com uma grande mobilização da campanha, uma vez que é nesse dia que os pais costumam levar as crianças menores de 5 anos para tomarem a duas gotas da vacina contra a poliomielite, por isso, nesse dia, todo aparato montado para a campanha será utilizado para melhor atender a população”, disse o gerente.

Serão disponibilizados cerca de 25 veículos para dar suporte às prefeituras. “Além dos veículos, serão ofertados 1.460 postos de vacinação distribuídos nos 141 municípios, com a participação direta de mais de 4.300 funcionários, que estarão auxiliando nos trabalhos de vacinação”, ressaltou.

Os pais devem levar aos postos o cartão de vacinação de seus filhos, uma vez que através dele os técnicos da Saúde verificam se há alguma vacina que a criança ainda não recebeu e que faz parte do esquema básico da vacinação.”Se for constatado que a criança não recebeu alguma vacina necessária, ela será aplicada e anotada no cartão de vacinação”, disse Anderson.

O Brasil é considerado um dos países livres da poliomielite, mas as campanhas continuam sendo desenvolvidas porque ainda existem países em que há circulação do vírus selvagem. Com a facilidade de intercomunicação global entre pessoas, por meio de viagens rápidas aos países, é importante que os pais se conscientizem da importância de proteger seus filhos de 0 a 4 anos contra a paralisia infantil, mantendo, assim, o país livre da poliomielite.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo boletim aponta aumento de casos de dengue em Sorriso

A secretaria de Saúde divulgou um novo boletim da...

Meta de vacinação contra influenza em Nova Mutum é 9,8 mil pessoas

A secretaria de Saúde inicia na próxima segunda-feira (1º) etapa...

Guarantã vai otimizar ações na atenção primária e outros setores com mais insumos

A prefeitura realizou, via processo licitatório, a compra de...
PUBLICIDADE