PUBLICIDADE

Mato-grossense avalia a própria saúde como boa ou muito boa

PUBLICIDADE

A maior parcela da população de Mato Grosso – 77,1%, está “bem” ou “muito bem” de saúde. A constatação é de um estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), realizado com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), com dados de 2008. Somente 3,2% responderam que a saúde está “ruim” ou “muito ruim”.

O órgão aponta também de 19,7% da população consideraram seu estado como “regular”. De acordo com o IBGE, 79,9% dos entrevistados têm domicílio localizado na área urbana e outros 20,1% na rural. A saúde nas cidades é considerada melhor. 62,7% dos que vivem nelas disseram estar “muito bem” ou “bem”. No campo, 14,5%.

Em Mato Grosso, 51% dos entrevistados foram homens, sendo a maioria (16,6%) com idades entre 20 a 39 anos. Os melhores índices da saúde também estão ligados a esta faixa. Dos 40,5% que responderam estar “bem” ou “muito bem”, 14% têm entre 20 a 39 anos. Pouco mais de 1,2% do total de entrevistados disseram a saúde estar “ruim” ou “muito ruim”.

Quanto às mulheres, 49% foram ouvidas. O IBGE mostrou que 16,4% possuem entre 20 a 39 anos. Ao todo, 36,7% das pesquisadas disseram ter a saúde “boa” ou “muito boa” sendo que deste percentual 12,8% compõem a faixa de idade dos 20 a 39 anos. No grupo feminino 2% auto avaliaram-se estados “ruim” e “muito ruim”.

O estudo também evidenciou que a idade influencia na percepção do bem-estar. Isto quer dizer que à medida que os anos avançam o percentual de pessoas que se consideram bem de saúde diminui, independente do sexo.

A situação socioeconômica também foi levada em conta. As classes com maior rendimento financeiro apresentaram os melhores índices da saúde. Do total de entrevistados, 21,8% ganham entre 3 a 5 salários mínimos. Neste grupo, 16,7% avaliaram a saúde como “boa” ou “muito boa”. Outros 21% recebem mais de 1 a 2 salários.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso reduziu mortes por hepatite C em 50%, aponta ministério

Mato Grosso reduziu em 50% os óbitos por hepatite...

Nova Mutum define repasse de R$ 250 mil para instituto que cuida de crianças

O poder executivo em Nova Mutum formalizou, ontem, termo...

Secretaria realiza ações de vacinação em dois locais neste fim de semana em Sinop

Foram confirmadas duas ações especiais de vacinação desta sexta...

Colíder contrata consultoria para implantação de unidade de hemodiálise

O poder executivo em Colíder (155 quilômetros de Sinop)...
PUBLICIDADE