sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Mato Groso tem mais câncer de próstata, aponta Inca

PUBLICIDADE
A Gazeta

Amanhã é o Dia Mundial de Combate ao Câncer. Criado em 2005 pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), a data acontece todo ano em forma de campanha de utilidade pública, com o intuito de evitar milhões de mortes a cada ano, por meio da conscientização e educação, além da pressão sobre governos e indivíduos em todo o mundo para que se mobilizem pelo controle da doença.

Este tema ainda é debatido em outras datas, como o Dia Mundial do Combate ao Câncer (8 de abril) e o Dia Nacional de Combate ao Câncer (27 de novembro). De acordo com as estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), Mato Grosso está em 19º lugar na situação (novos casos), onde o câncer de próstata aparece com uma estimativa de 1.080 novos casos entre 2018 e 2019 e o câncer de mama com 680 novos casos. Desse total, 220 são previstos em Cuiabá.

No Brasil, o câncer de mama é o que mais atinge o sexo feminino. Em 2018, a estimativa foi de 59.700 novos casos, somente em mulheres. Os homens também podem ter a doença, mas, o índice representa apenas 1% do total. Distribuição Segundo dados do Inca, a distribuição proporcional dos 10 tipos de câncer mais incidentes por sexo, são de próstata, traquéia/brônquio e pulmão, cólon e reto, estômago, cavidade oral, esôfago, bexiga, laringe, leucemias e sistema nervoso central, nos homens.

Nas mulheres são câncer de mama, cólon e reto, colo do útero, traquéia/ brônquio e pulmão, glândula tireóide, estômago, corpo do útero, ovário, sistema nervoso central e leucemias. Hábitos saudáveis que podem evitar câncer são alimentar-se bem, praticar atividade física, evitar o uso de cigarros e álcool, evitar trabalhar em ambiente carcinogênico. (GM)

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: sábado será dia D de vacinação contra gripe

A secretaria de Saúde informou que o dia D...

Matupá vai reforçar assistência no setor da saúde com mais médicos

A prefeitura vai credenciar profissionais na área de clínica-geral...

Ônibus do hospital do Câncer chega em Sinop na próxima semana

O ônibus do Hospital do Câncer de Mato Grosso...
PUBLICIDADE