Aproximadamente 70% dos estabelecimentos de Saúde em Sinop já foram mapeados pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística na pesquisa Médico Sanitária, cujo intuito é diagnosticar a estrutura ambulatorial, clínica, serviços, atendimento, recursos humanos, bem como outros aspectos do setor.
O município foi o primeiro dos 27 pertencentes a regional do órgão onde a coleta de dados iniciou. A expectativa é que, até o final de novembro, as informações sejam colhidas e, posteriormente, repassadas ao Governo Federal. Por meio do diagnóstico o Ministério da Saúde será interado da real condição da Saúde no Nortão. Secretarias de Saúde, postos de saúde também serão visitados.
Além da visita nos diferentes pontos, agentes do IBGE colhem, mediante formulário de questões, detalhes acerca da rede física, recursos humanos, serviços de atendimento na rede pública e privada, equipamentos, especialização dos profissionais de saúde que desempenham as funções, além de outros pontos.
O estudo também será realizado em Vera, Santa Carmem, Cláudia, União do Sul, Marcelândia, Tabaporã, Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos, Juara, Terra Nova do Norte, Nova Guarita, Peixoto de Azevedo, Matupá, Guarantã do Norte, Novo Mundo, Feliz Natal, Nova Santa Helena, Colíder, Nova Canaã do Norte, Carlinda, Alta Floresta, Paranaíta, Apiacás, Nova Bandeirantes, Itaúba, e Nova Monte Verde.