segunda-feira, 27/maio/2024
PUBLICIDADE

Mais de 9,7 mil vacinados contra Influenza A em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Balanço parcial da primeira etapa de vacinação contra Influenza A (H1N1) mostra que foram imunizadas 9.734 pessoas em Mato Grosso. A primeira etapa foi encerrada ontem e a próxima tem início neste dia 22 com foco nos portadores de doenças crônicas (exceto idosos), crianças com idade entre 6 meses e menores de 2 anos e vacinação das gestantes. Esta fase encerra no dia 2 de abril.

No lançamento da campanha, a expectativa da Secretaria de Estado de Saúde (SES) era alcançar um público de 30.017 trabalhadores da saúde e 35.379 índios. Porém, a coordenadora de Imunização da SES, Valéria de Oliveira, explica que os dados ainda não estão fechados e o número deve sofrer mudanças.

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá concederá entrevista coletiva na segunda-feira (22) para divulgar os dados da vacinação na Capital. Os números referentes aos índios devem demorar um pouco mais de tempo para serem fechados, uma vez que muitas aldeias são de difícil acesso. A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) garante que a intenção é vacinar toda população indígena de Mato Grosso.

Público – Na segunda etapa estão incluídas grávidas em qualquer período de gestação, pessoas com problemas crônicos (exceto idosos, que serão chamados posteriormente na época da vacina contra gripe comum) e crianças da idade já mencionada. Na lista, entram doenças do coração, pulmão, fígado, rins e sangue; diabéticos, pessoas com deficiência do sistema imunológico e obesos grau 3.

As mulheres que engravidarem após esse período deverão procurar um posto de saúde até o final da campanha e terão sua vacina garantida. Já as crianças de 6 meses a 2 anos incompletos devem receber meia dose da vacina e, depois de 30 dias, tomarão a outra meia dose.

Balanço – Conforme a SES, os municípios que ofereceram dados foram Cuiabá (3.627), Várzea Grande (236), Nossa Senhora do Livramento (69), Poconé (113), Juína (321), Lucas do Rio Verde (169), Sinop (791), Tangará da Serra (820), Alta Floresta (540), Rondonópolis (508) e Nova Olímpia (168). (Com Assessoria)

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE